Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Documentação entregue à Secretaria estadual de Saúde relativo ao Banco de Sangue

Data da Noticia 04/07/2016

Na quinta-feira, 30 de junho, o Administrador Judicial da ABRSE – Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, cirurgião dentista Jackson Arpini, acompanhado do presidente da AMAU – Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Luiz Ângelo Poletto, da vice-prefeita de Erechim, Ana Lúcia de Oliveira, do Coordenador Adjunto da Saúde (11ª CRS), Ivan Devensi e do procurador do município de Aratiba, Abrão Safro, estiveram em audiência com o Secretário Adjunto da Saúde, Dr. Francisco Paz, na SES – Secretaria Estadual de Saúde.

Na oportunidade o administrador entregou um arcabouço documental detalhando as últimas medidas adotadas pelo Banco de Sangue, para atender os apontamentos elencados após a vistoria in loco realizada por determinação do Poder Judiciário de Erechim, nos dia 23 e 24 de maio de 2016.

Os documentos entregues sinalizam, com clareza, que os apontamentos transponíveis foram equacionados na integralidade como: remoção de fiação exposta, inscrição da entidade junto ao CREMERS, colocação dos fixadores das caixas que armazenam os insumos perfuro cortantes, colocação de telas de proteção nas janelas contra insetos, colocação de torneiras com fechamento automático e fechamento de uma porta para evitar contato da sala “não liberados” com “liberados”

Ainda, aproveitou a oportunidade para entregar ao secretário uma planta com os setores da unidade hemoterápica, dividido em 2 alas e 4 setores: caminho do doador, caminho do sangue, lavanderia e sanitários e administrativo, com suas respectivas salas que totalizam 22 compartimentos. O objetivo foi demonstrar que o caminho do sangue associado a seus fluxos e processos de trabalho (coleta, processamento, armazenamento e abastecimento) está em consonância com a legislação, ou seja, segue um curso retilíneo e ascendente, sem ter contato com outros serviços, porque se encontra na totalidade na ala da direita e com passadores internos em todas as salas.

Com relação aos últimos apontamentos Arpini manifesta que apenas os intransponíveis não foram equacionados porque, nesse momento, face a unidade estar instalada em um imóvel locada, não há a possibilidade de equalização, e dizem respeito as paredes laterais serem secas (sem janelas) e posição do banheiro dos doadores.

O presidente da AMAU relatou sobre a última reunião realizada junto à entidade com a presença de várias entidades que debateram a necessidade premente da reabertura dos trabalhos do Banco de Sangue, ressaltando que vidas estão em jogo.

Para Arpini o que foi solicitado pelo órgão estadual, nas vistorias in loco, foi devidamente solucionado. “Sempre acatamos os apontamentos e caminhamos na busca de uma solução favorável que atenda os interesses da coletividade. Não podemos perder de vista, face aos apontamentos intransponíveis, que estamos falando de ajudar a salvar vidas, objetivo primordial de uma unidade hemoterápica”, pontuou o administrador.

A secretário estadual assumiu o compromisso de agilizar a vinda dos técnicos da Divisão de Vigilância Sanitária para nova vistoria.



Todas imagens
  • Autor: BVOnline
  • Imagens:

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!