Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Viadutos decreta situação de emergência

Data da Noticia 27/11/2020

Na manhã de ontem (25.11), o Prefeito Claiton Dos Santos Brum recebeu em seu gabinete o Coordenador Adjunto da Defesa Civil, 1º Tenente Daisson da Silva juntamente com a Coordenadora Municipal da Defesa Civil, Marciabela Fernandes Correa, onde foi publicado, Decreto Executivo nº 086/2020, declarando situação de emergência em função da estiagem.  O decreto está disponível no site da Prefeitura, https://www.viadutos.rs.gov.br/legislacao/decretos/604. Esta é a segunda vez que é decretada situação de emergência devido a estiagem, a primeira ocorreu no mês de março.

Levantamento da EMATER e da Secretaria Municipal de Agricultura, indicam, até o momento significativas perdas nas lavouras de milho, feijão primeira safra, soja e também na produção de leite. No caso da soja a falta de chuva está obrigando os agricultores a efetuar o plantio, fora do período recomendável, comprometendo a produtividade.

O índice pluviométrico de setembro até o dia da publicação do decreto, foi de 113mm, muito abaixo da média.  A situação é tão crítica que até açudes já secaram.

O Município está transportando água com caminhão pipa para diversas propriedades rurais para consumo dos animais e há também propriedades em que já não há mais água para consumo humano.

O decreto está sendo encaminhado ao Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil buscando a homologação e reconhecimento da situação de emergência no Município.



Todas imagens
  • Autor: Ass. de imprensa PM Viadutos
  • Imagens: Ass. de imprensa PM Viadutos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!