Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática Agora: Voz do Brasil Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

UFFS promove debate sobre cidade e organizações comunitárias

Data da Noticia 24/03/2025
Atividade tem entrada gratuita, não exige inscrição prévia e contará com certificação para os participantes

No próximo dia 26 de março, quarta-feira, às 19h30, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim realiza a primeira exposição temática do ano do projeto “Erechim no Século XXI”. Com o tema “A cidade do comunitário”, o evento ocorre no Auditório do Bloco dos Professores e será um espaço de reflexão sobre a importância das organizações comunitárias na construção de cidades mais justas e inclusivas.

Duas convidadas trarão suas perspectivas sobre lutas urbanas, direito à cidade e à moradia. A professora, psicóloga e assistente social Silvana Ribeiro, doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, abordará o tema sob a ótica do feminismo comunitário. Já Edivânia da Silva, liderança do Movimento de Luta pela Moradia na Ocupação Valinhos II (Passo Fundo – RS) e educadora popular, trará sua experiência na mobilização de comunidades em defesa do direito à moradia.

Coordenada pela professora Daniella Reche (UFFS), a atividade tem entrada gratuita, não exige inscrição prévia e contará com certificação para os participantes. Para ampliar o alcance do debate, haverá transmissão ao vivo pelo canal UFFS Sem Fronteiras no YouTube http://youtube.com/live/WVwq20gKx2g?=v3xdl7xTYCrly2Gi

Segundo Silvana Ribeiro, a discussão trará questões fundamentais sobre o papel das mulheres na construção do comunitário: “Como pensar uma cidade do comunitário através do olhar de mulheres das ocupações urbanas? O que é comunitário na cidade? Como o debate sobre o direito à moradia e à cidade mobiliza e promove ações coletivas nas comunidades?”.

O projeto “Erechim no Século XXI” promove debates sobre temas contemporâneos que impactam a sociedade e o urbanismo, buscando fomentar reflexões críticas sobre o futuro das cidades. Esta primeira edição do ano abre um ciclo de encontros que visam discutir o papel das comunidades na construção de um ambiente urbano mais igualitário e solidário. Mais informações podem ser obtidas com a professora Daniella Reche pelo e-mail [email protected].



Todas imagens
  • Autor: Wagner Lenhardt / Ascom UFFS
  • Imagens: Divulgação/UFFS.

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!