Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore Agora: Canta Comunidade Com: Dirceu Lazzarotto e Antoninho Cadore

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

SUTRAF-AU denuncia negligência da RGE no Alto Uruguai

Data da Noticia 04/01/2024
Há propriedades que estão há mais de 144 horas sem luz

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) denuncia que até a manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, agricultores familiares do município de São Valentim e de Itatiba do Sul ainda sofriam com a falta de energia elétrica.

Desde o dia 22 de dezembro, algumas propriedades do Alto Uruguai sofrem com a falta de luz. O problema ocorreu devido a uma forte chuva que caiu antes do Natal e segue sem solução até o momento. “Já são mais de 144 horas aguardando o retorno da energia. Isso causa inúmeros prejuízos, pois não temos como armazenar a produção de leite, além das perdas da produção dos outros alimentos. Nas Linhas Secção XV de Novembro, Vista Alegre e na Seis Quadro ainda temos pelo menos umas 20 famílias sem energia”, conta a coordenadora do SUTRAF de São Valentim, Rosilene Scopel.

Conforme a coordenadora, nas Linhas Cinco, Tapir, Canarinho, São Pedro e Gaboardi também as propriedades ficaram sem energia, contudo já foi restabelecido.

A falta de energia elétrica também foi registrada na cidade de Itatiba do Sul, sendo que em alguns locais da energia voltou apenas nesta quarta-feira (03) e outros ainda aguardam o restabelecimento. “É inadmissível a forma como a RGE trata seus clientes, principalmente os agricultores, não fazendo a manutenção das redes, não fazendo roçada, problema de poste podre e quando falta a energia não atendendo os agricultores. Teve famílias que nos últimos 15 dias, tiveram energia dois dias, então não tem mais condições”, lamentou o coordenador do SUTRAF de Itatiba do Sul, Isaías Wastchuk.

Na cidade de Aratiba a falta de energia também ocorreu, sendo restabelecida no dia 26 de dezembro em algumas comunidades, já em outras, o problema foi solucionado no dia 31 de dezembro. “É lamentável a situação onde os agricultores dependem de energia elétrica para ordenha e alimentação dos animais, prejudicando também o armazenamento e a conservação da alimentação humana. Orientamos aos agricultores que façam o protocolo, para que se tenha o registro. Quem estava sem energia, sem internet e vinha nos procurar, ajudávamos a fazer a solicitação, isso ajuda para que se tenha os registros”, disse a coordenadora do SUTRAF de Aratiba, Marialva Lunkes.

Prejuízos

A agricultora Silvane Moretto, que mora com os pais na Linha Canarinho em São Valentim, relata que o problema é antigo de falta de energia na comunidade. “Aqui sempre é um problema a falta de luz. Para nós e mais uns cinco vizinhos faltou no dia 27 de dezembro, isso que não tinha vento nem nada, retornou na quinta às 9h e às 10h já não tinha mais luz de novo. Eles vieram de tarde e teve luz até as 21h30, quando começou o temporal estourou o fio, ficamos novamente sem energia, a luz só foi voltar na propriedade nesta quarta, então foi quase uma semana sem luz. A gente tem produção de leite, então você imagina o que é ficar sem luz, é muito prejuízo”, disse Silvane.

O coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, lamenta que os feriados de Natal e Ano Novo tenham sido marcados pela falta de luz e com perdas irreparáveis, destacando que é urgente que a RGE tome providências sobre essa problemática. “O prejuízo é enorme, tem agricultor que perdeu toda a produção de leite, de carne, teve outros que tiveram que comprar gerador a um custo enorme para conseguir conservar algumas coisas. É inadmissível essa negligência da RGE com os agricultores”.

Bagnara destacou que o Sindicato vem denunciando há pelo menos cinco anos ao Ministério Público a situação de abandono da rede elétrica no campo. “O SUTRAF-AU orienta que os agricultores prejudicados pela falta de energia elétrica denunciem junto ao Ministério Público a situação e ingressem com ações judiciais pelas perdas materiais e danos morais pela grave situação”, finalizou.

Houve registros de problemas de falta de energia elétrica também nas cidades de Erechim, Erval Grande e Três Arroios.

 

Fotos: Divulgação Comunidades do interior sofrem com a falta de manutenção e suporte por parte da concessionária para resolução dos problemas de energia 



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Com. SUTRAF- AU
  • Imagens: Fotos: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!