Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm Agora: Pampa e Sertão Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sob influência do fenômeno El Niño, primavera tende a ser quente e chuvosa

Data da Noticia 25/09/2023

Com altas temperaturas e ipês floridos, a primavera iniciou na madrugada deste sábado (23), exatamente às 3h50. A chegada da nova estação deve ser marcada por um dia de sol com poucas nuvens. A mínima será de 19°C e a máxima ultrapassa os 30°C, semelhante a última semana de inverno.

Conforme a MetSul Meteorologia, a tendência para a estação neste ano, é de chuva acima da média na maior parte do Sul do Brasil, por conta da influência do fenômeno El Niño. “Espera-se uma repetição do padrão observado em anos como de 1997, 2009 e 2015 com grandes excessos de precipitações, fazendo com que o Estado, em alguns meses, termine com até o dobro ou triplo dos volumes médios históricos mensais”. 

Na segunda metade da estação, a chuva passa a ocorrer também pela combinação de calor e umidade, a famosa chuva de verão, especialmente de novembro em diante, o que não acontece na maior parte do ano em que as precipitações são dependentes de sistemas de grande escala como frentes fria, frentes quentes e áreas de baixa pressão. 

Desafios na área agrícola

Em nota técnica, o Inmet afirma que, “para todas as atividades a chuva acima da média é uma situação preocupante, mas é complicado principalmente para as atividades do campo, qualquer tipo de plantação agrícola. Ainda não conseguimos colher totalmente as culturas do inverno e vamos ter que preparar as plantas para o verão. O pessoal das prefeituras e da agricultura tem de estar ciente de que vai enfrentar um período extremamente difícil. A primavera deste ano vai estar entre as mais chuvosas”. 

Dias de temperaturas mais amenas

Eventualmente, segundo os meteorologistas, podem ocorrer entradas de ar frio vindas do Sul e, quando elas entram em contato com o ar quente, causam instabilidade, com chuvas muito volumosas e intensas e possibilidade de granizo, o que é bem característico do El Niño, deixando as temperaturas mais amenas.

Curiosidade

No início da primavera, os dias terão aproximadamente a mesma duração das noites, e no Hemisfério Sul, vão ficando cada vez maiores e as noites, cada vez menores, até o dia com maior presença do Sol no ano, que ocorre no início do verão, que em 2023 será em 22 de dezembro à 0h27min (horário de Brasília).

E o verão? 

Além da primavera, é esperado que o verão no Estado também seja uma estação com registro de chuva acima da média”, dizem meteorologistas.



Todas imagens
  • Autor: Ragnara Zago - Via Jornal Bom Dia
  • Imagens: Divulgação - Via Jornal Bom Dia

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!