Agora: Preferência Musical Com: Rafael Boller Agora: Preferência Musical Com: Rafael Boller

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Sexta-feira: 10º dia com marcas de 40ºC no RS

Data da Noticia 21/01/2022
Erechim e região do Alto Uruguai deverão ter máxima de 35ºC e 16 mm de chuva no final do dia

O Rio Grande do Sul vai ter, nesta sexta, o décimo dia seguido com máxima na casa de 40ºC. O dia promete mais uma jornada tórrida e escaldante, em que as marcas podem chegar a 43ºC em cidades do Noroeste e da fronteira Oeste.

Máximas acima de 40ºC também podem ser esperadas em outras regiões, como o Centro do Estado e os Vales. O sol aparece com nuvens, mas o forte aquecimento provoca pancadas localizadas de chuva, da tarde para a noite, e que, muito isoladamente, podem vir com temporal. Segue a sensação de abafamento e enorme desconforto.

As mínimas partem de 17ºC, em Vacaria, e de 23ºC no Chuí. Já as máximas podem chegar a 42ºC em Uruguaiana e 43ºC em Santa Rosa.  Na região Norte a sexta-feira (14) terá tempo firme pela manhã. No entanto, há previsão de pancadas moderadas de chuva a partir da tarde. Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 35°C

Recordes

O calor extremo não para de bater recordes históricos no Rio Grande do Sul. Desde a semana passada, o estado alcança máximas poucas vezes vistas ou recordes em vários municípios – dessa vez em Uruguaiana.

Nesta quinta-feira a temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade da Fronteira Oeste chegou a 42,1ºC, a segunda mais alta de toda a série histórica, que começou em 1912. Por pouco, a marca não igualou o recorde absoluto de 42,2ºC, de 1986.

O Inmet registrou, ainda durante a quinta-feira, 40,9ºC em São Luiz Gonzaga, 40,8ºC em Alegrete e 40,6ºC em Quaraí. Foi o nono dia em que a temperatura atingiu os 40ºC no Rio Grande do Sul na rede do órgão federal.

As máximas só não foram mais altas na região Metropolitana pela abundante nebulosidade em parte do dia. Na Serra, apesar da altitude, algumas estações registraram mais calor que a Grande Porto Alegre. Conforme o Inmet, as máximas foram de 38,1ºC em Serafina Correa e de 35,2ºC em Bento Gonçalves.



Todas imagens
  • Autor: MetSul/Rádio Guaíba
  • Imagens: Divulgação/MetSul

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!