Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira Agora: Disparada Com: Maicon Oliveira

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Senado aprova isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos

Data da Noticia 14/03/2024
Texto vai para votação dos deputados federais.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) proposta de emenda constitucional, em dois turnos, que isenta veículos com mais de 20 anos do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O texto vai para análise da Câmara dos Deputados.

A regra irá atingir cinco estados, onde a isenção ainda não vigora - Minas Gerais, Pernambuco, Tocantins, Alagoas e Santa Catarina. Em estados onde já existe algum tipo de isenção, como Rondônia, não terá nenhuma mudança.

"A regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou 15 anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos 20 anos, porque é uma proteção contra tributar", disse o relator, senador Marcos Rogério (PL-RO). Segundo o relator, a medida beneficia população com menor poder aquisitivo, que acaba por comprometer parte significativa da renda para custear o imposto. 

A norma não incide para microônibus, ônibus, reboques e semirreboques. 

Pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) aponta que a frota de veículos em circulação no Brasil é a mais velha desde 1995. De 2020 a 2021, o número de veículos com mais de 20 anos de uso cresceu de 2,5 milhões para 3,6 milhões.

 

* Com informações da Agência Senado e Edição: Carolina Pimentel ** Imagem no link: http://<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/modelo-de-carro-calculadora-e-moedas-na-mesa-branca_1192517.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=5c7de209-546e-404c-a1f2-3f1dcc4b550b">Imagem de xb100 no Freepik</a>

Todas imagens
  • Autor: Agência Brasil - Brasília
  • Imagens: Imagem de xb100 no Freepik**

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!