Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Reunião na AMAU para alinhar detalhes para recursos aos hospitais de pequeno porte

Data da Noticia 22/09/2023

Reunião realiza na quinta-feira (21), na sede da AMAU, reuniu prefeitos e membros das administrações dos hospitais de pequeno porte do Alto Uruguai. Estiveram presentes os prefeitos de Jacutinga, Beto Bordin; prefeito de Gaurama, Leandro Puton; e o prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin. 

Recentemente o governo do RS, através da Secretaria de Saúde, liberou R$ 30 milhões para estes hospitais, para valorizar as pequenas casas de saúde. E no Alto Uruguai, são quinze municípios que podem ser beneficiados com a recuperação de seus hospitais, reformas, ampliação e equipamentos.

O objetivo é ofertar atendimentos de urgência, internações clínicas e cirúrgicas, exames de diagnóstico, tratamento e reabilitação de usuários em regime 24 horas. Além das situações diárias, os hospitais de pequeno porte servem também como retaguarda dos atendimentos de média complexidade para os hospitais de médio e grande porte, possuindo papel fundamental no suporte da referência e contra referência aos demais níveis de complexidade da rede SUS. 

A reunião de quinta-feira, foi a terceira sobre o tema, em função do Estado ter prorrogado o prazo para entrega dos projetos, para selecionar os hospitais de pequeno porte que irão ser beneficiados e serviu para alinhar detalhes, já que na próxima segunda-feira, 25, prefeitos se reúnem em Porto Alegre com a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann.

Beto Bordin, prefeito de Jacutinga, afirma que foram trabalhados alguns temas importantes durante a reunião: “a comissão dos municípios do RS, que representam os hospitais foi convocada para reunião com a secretária Arita na próxima semana para tratar a liberação dos alvarás, do financiamento destes hospitais, entre outros assuntos. Alguns municípios inclusive já entregaram projetos e estão em avaliação e os demais receberam orientações para fazer a entrega”, pontuou o prefeito.

O prefeito de Gaurama, Leandro Puton, reforça que a reunião serviu para avaliar os encaminhamentos dos hospitais em relação aos recursos disponibilizados pelo Estado. Puton foi um dos prefeitos do RS, que levantou a necessidade deste debate de qualificar os hospitais de pequeno porte ainda no ano de 2017, quando foi montada uma comissão de prefeitos do RS, para dialogar com a Secretaria Estadual de Saúde e com parlamentares da Assembleia Legislativa.

Os 15 municípios do Alto Uruguai, que podem se habilitar pelos recursos são: Aratiba, Áurea, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Mariano Moro, Três Arroios, Campinas do Sul, Jacutinga, Gaurama, Estação, São Valentim, Severiano de Almeida, Marcelino Ramos, Viadutos e Itatiba do Sul.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação
  • Imagens: Assessoria de comunicação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!