Agora: Top 30 Nejo Com: Felipe Kaplan Agora: Top 30 Nejo Com: Felipe Kaplan

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Produção industrial volta a crescer no estado, sinalizando retomada

Data da Noticia 05/05/2023

Relatório divulgado nesta quinta-feira (4) pela Fiergs aponta que a produção industrial voltou a crescer em março, após seis meses de oscilação entre estabilidade e quedas. O índice de produção atingiu 54,6 (em uma escala máxima de 100), valor acima da média histórica de 51,5, sugerindo um ritmo mais intenso do que a sazonalidade sugere.

Em contrapartida, a geração de emprego no setor caiu pelo sexto mês consecutivo. O índice continua abaixo de 50 pontos, mas ao atingir 49,6 (maior valor dos últimos seis meses) teve a sua baixa menos intensa do período.

“Apesar do resultado, a indefinição do cenário econômico no País provoca apreensão nos industriais e deixa o setor cauteloso em relação a investimentos para os próximos meses”, diz o presidente da Fiergs.

A utilização da capacidade instalada (UCI) cresceu de 69% para 71% entre fevereiro e março, percentual próximo do grau médio histórico do mês (70,8%). Já o índice de UCI em relação a usual subiu de 41,8 para 45,1 pontos. Está abaixo do normal em março, porém mais perto do nível de UCI usual, determinado pelos 50 pontos.

Já nos estoques, o índice de produtos finais em relação ao planejado registrou 53,3 pontos, mesmo valor de fevereiro, com um nível maior do que o previsto pelas empresas. Neste caso específico, valores superiores a 50 representam acúmulo de estoques.

A pesquisa também ressalta os maiores entraves ao setor durante o primeiro trimestre, na visão dos industriais. Como principal fator, foi apontada a demanda interna insuficiente, que voltou ao topo do ranking – posto que não ocupava desde o segundo trimestre de 2019. O índice aumentou de 30,8% para 45,5% das empresas entre outubro e dezembro do ano passado.

Com 33,3% das respostas, a taxa de juros elevada passou de terceiro maior entrave no trimestre anterior (29,7%) para segundo nos primeiros três meses de 2023. A carga tributária (principal obstáculo no período anterior, com 34,1%) foi assinalada por 28,6% das empresas, caindo para a terceira posição.

Ainda no âmbito dos três primeiros meses de 2023, os empresários revelaram que as condições financeiras se deterioraram. Em paralelo, têm enfrentado dificuldade cada vez maior para acessar o crédito.

Os entrevistados esperam crescimento da demanda neste ano, mas projetam quedas em itens como emprego, compras de matérias-primas e exportações. E mais da metade das empresas do setor pretendem realizar investimentos nos próximos seis meses.



Todas imagens
  • Autor: Marcio Dal Pizzol - JBV Online
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!