Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Premiação da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio

Data da Noticia 22/05/2024
Em Brasília, os dez professores selecionados na OPMBr receberam a medalha de ouro, inclusive a Professora de Erechim, Josiéli Tonin Pagliosa

Na manhã de terça-feira (21), a professora Josiéli Tonin Pagliosa, recebeu a premiação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, em Brasília.Na ocasião, a professora Josiéli e os nove professores finalistas receberam um certificado e uma medalha de ouro. Na sequência, os dez professores medalhistas farão um intercâmbio acadêmico para Xangai, na China, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no PISA. A viagem está prevista para outubro deste ano.

Estavam presentes na cerimônia representante da SBM do Conselho Acadêmico da Olimpíada de Matemática de Professores do Ensino Médio, Jorge Lira; Presidente do Instituto AEGEA, Edson Carlos; Diretora da Lenovo Foundation, Alice Damaceno; e a Professora eleita para representar todos os professores medalhistas, Josiéli Fátima Tonin Pagliosa. Os pronunciamentos foram de Maurício Endo, da AEGEA; o Secretário de Estado de Educação da Paraíba representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Antônio Roberto Souza; Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima; Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luis Curi; Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB); Kátia Schweickardt; o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao e a Secretária Executiva do MEC, Izolda Cela.

Abertura do evento

Foi ressaltado que a Matemática é uma ciência fundamental para a compreensão e intervenção no mundo, na perspectiva que o ser humano tem de transformar a natureza por meio do trabalho e do conhecimento. É importante destacar que o ensino e a aprendizagem da matemática na educação básica têm se apresentado como um grande desafio. 

Neste sentido, para contribuir com a divulgação dos trabalhos de professores e professoras que têm o compromisso com o ensino e a aprendizagem de seus alunos foi realizada a premiação da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr) e o Seminário Técnico Práticas Exitosas no Ensino da 

Matemática, que objetiva a difusão de boas práticas no ensino da matemática em âmbito nacional e o reconhecimento de docentes que têm feito a diferença em sua atuação profissional.

Houve a apresentação de um vídeo institucional com o relato dos professores medalhistas sobre a importância da matemática na vida de seus alunos. A OPMBr teve 554 professores inscritos no processo seletivo, 67 professores premiados, 10 medalhas de ouro, 9 medalhas de prata e 48 medalhas de bronze.

A professora foi porta voz dos colegas medalhistas

Josiéli Tonin Pagliosa foi eleita para representar os professores medalhistas, após o seu agradecimento as autoridades, realizou o discurso: “A matemática nos proporciona e é fundamental para o avanço da tecnologia e da inovação, também da ciência, ela nos permite 

compreender o mundo ao nosso redor, interpretar dados, fazer previsões e tomar decisões baseadas em evidências. Além disso, é uma disciplina que estimula o raciocínio lógico, a criatividade, o pensamento crítico, ela desenvolve habilidades como a resolução de problemas, a capacidade de comunicação e a tomada de decisões, competências essenciais para a formação de cidadãos críticos, responsáveis e participativos. Por isso, investir na educação matemática é investir no futuro de um país, é investir no futuro do nosso querido Brasil. Uma população com sólidos conhecimentos matemáticos estará mais preparada para enfrentar os desafios do mundo, contribuindo para o desenvolvimento econômico, tecnológico, social e cultural de uma nação. Essa vitória olímpica é a prova viva de que apesar das adversidades, a educação transforma vidas, é um testemunho do poder do ensino, do impacto profundo que um professor pode causar. Quando reconhecemos e valorizamos os nossos educadores, estamos investindo em um futuro de infinitas possibilidades, onde cada criança, jovem e adulto possa sonhar alto e alcançar o impossível. Gratidão, gratidão e gratidão, são as únicas palavras nesse momento”.

Além de agradecer a oportunidade e o reconhecimento da OPMBr, a professora não deixou de expressar gratidão a todos que, de alguma forma, estão auxiliando o Estado do Rio Grande do Sul num momento tão delicado que assola a todos os gaúchos.

O líder do grupo que promoveu a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, Maurício Endo, também fez os seus agradecimentos a todos os presentes, falou sobre o projeto como uma forma de valorizar ainda mais a educação brasileira. Além disso, salientou a importância do intercâmbio acadêmico como uma forma dos professores aprofundarem os seus conhecimentos na área para que possam posteriormente contribuir com formações e workshops para os colegas de profissão.



Todas imagens
  • Autor: Gabriela de Freitas - via Jornal Bom Dia
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!