Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri Agora: Violada Sertaneja Com: Ranieri

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pela primeira vez em Erechim, paciente usa touca para tratamento de câncer

Data da Noticia 03/03/2023
PUBLICIDADE Pela primeira vez em Erechim, paciente usa touca para tratamento de câncer Essa tecnologia de ponta passa a ser ofertada gratuitamente a pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Terezinha

No final de janeiro deste ano, a Prefeitura de Erechim e o Hospital Santa Terezinha receberam a doação da Touca Inglesa Paxman para o Setor de Oncologia da Casa de Saúde feita pelo Colegiado de Prefeitos e das Primeiras-Damas da AMAU – Associação de Municípios do Alto UruguaiSicredi UniEstados e Cooperalfa.

Essa grande conquista para a saúde pública e no tratamento oncológico disponibilizado pelo SUS só foi possível graças a união de esforços e de sentimentos de solidariedade e de amor ao próximo.

Essa tecnologia de ponta passa a ser ofertada gratuitamente a pacientes em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Terezinha de Erechim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesta sexta-feira (3) foi realizada a primeira sessão com o novo aparelho Touca Inglesa Paxman.

Conforme explica o diretor Executivo da Casa de Saúde, Jackson Arpini, após o tema ser levado ao Colegiado da AMAU, integrantes do mesmo e o diretor do hospital fizeram visitas, ainda no início de 2022, a hospitais de Porto Alegre que possuem essa tecnologia, para conhecer o equipamento, indicações técnicas e viabilidade de aplicação no SUS.

“Após as visitas in loco começaram as negociações com a empresa detentora da tecnologia, para o que equipamento pudesse ser instalado no Hospital Santa Terezinha, uma Casa de Saúde de referência. Vencidas estas etapas começaram a ser firmadas as parcerias para efetivação da demanda, que resultou na aquisição da touca Inglesa, no valor de R$ 203 mil”, afirma o diretor Executivo.

Após a entrega do equipamento ocorreu um treinamento técnico para a equipe do Setor de Oncologia do Hospital, para correta indicação e utilização, no sentido de que os resultados sejam os mais promissores possíveis.

“Partimos de um sonho que chegou ao grupo por uma primeira-dama da AMAU e unimos esforços para que o sonho se transformasse em realizada. A touca Inglesa tem por finalidade reduzir a queda de cabelos durante o tratamento quimioterápico, o que auxilia na resposta terapêutica e, de modo especial, na questão emocional”, disse Jackson Arpini.

Importante frisar que a touca tem protocolos de indicação, não sendo aplicada para todos os casos, segundo recomendações técnicas do fabricante.

“É um grande avanço para o sistema público de saúde da região, a partir do momento que ofertamos um servido desta natureza, que via de regra, está disponível na iniciativa privada”, finaliza o diretor Executivo da FHSTE.

Como funciona

A touca, conectada a uma unidade de refrigeração, é colocada na cabeça do paciente cerca de 30 minutos antes da infusão dos quimioterápicos e mantida em torno de uma hora e meia após ser finalizada, dependendo do protocolo adotado. O sistema resfria o couro cabeludo a uma temperatura em torno de 18°C. Com isso, diminui o fluxo sanguíneo nos folículos capilares e reduz a absorção dos fármacos na região.



Todas imagens
  • Autor: ASCOM
  • Imagens: ASCOM

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!