Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Pe. Waldemar Zapelini encerra atividades de Pároco em Viadutos

Data da Noticia 02/01/2024

Dom Adimir Antonio Mazali presidiu missa de encerramento das atividades do Pe. Waldemar Zapelini na função de Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, por motivo de idade, 82 anos, e de saúde, dificuldade de visão e de audição, na noite deste sábado, dia 30, com a liturgia da Sagrada Família de Nazaré. Ele vinha exercendo a função há 25 anos, desde 1999. A missa foi concelebrada pelo próprio Pároco e outros 6 padres (Monsenhor Agostinho Francisco Dors, Vigário Geral da Diocese; Adelar Pedro De David, do Lar Sacerdotal; José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário N. Sra. de Fátima; Ivacir João Franco, Vigário paroquial da Paróquia São Tiago de Aratiba; Valter Girelli, Pároco da Paróquia N. Sra. dos Navegantes de Campinas do Sul e Antonio Valentini Neto, chanceler da Cúria Diocesana e assessor de comunicação).

A celebração teve a participação de dois diáconos, da comunidade das Irmãs da Sagrada Família de Maria, muitos ministros da evangelização, da caridade e extraordinários Sagrada Comunhão Eucarística; grupos de canto, membros das comunidades e das pastorais, movimentos e serviços, da Paróquia e de outras; Prefeito Municipal e Vice, representantes da Câmara Municipal, Política Civil, Brigada Militar, entidades da sociedade civil (Hospital, Lions, Comércio e Indústria, Bombeiros Voluntários, Associação Comercial, Amigos da Estação, Rádio Comunidade, Gaioleiros, Escolas Estadual e Municipais).

A homilia do Bispo

A partir das leituras da festa da Sagrada Família de Nazaré, Dom Adimir ressaltou que formamos uma família em Cristo e a Palavra de Deus da celebração ressaltava princípios fundamentais da vida familiar, como o respeito e o cuidado com os pais, a sincera misericórdia, a bondade, a humildade, a mansidão, a paciência, o perdão, bem como relação harmoniosa entre esposo e esposa, entre pais e filhos e vice-versa. Enfatizou que José e Maria não viveram para si mas para Deus. Maria deu seu sim ao chamado divino e o confirmou em diversas circunstâncias acompanhando seu Filho Jesus até a cruz e depois junto aos apóstolos no início da Igreja. De São José não há nenhuma palavra na Sagrada Escritura. Viveu no escondimento, no exercício zeloso da profissão de carpinteiro. Junto de ambos, Jesus crescia em idade, sabedoria e graça diante de Deus e dos homens e mulheres. Concluiu desejando que a Sagrada Família ajude a todos a serem cumpridores da lei de Deus e interceda pela santificação de todos os lares.

Pronunciamentos no final da celebração

- Dom Adimir Dirigiu-se ao Pe. Waldemar agradecendo os trabalhos realizados na Paróquia e em outras, ensinando as comunidades a serem família e as famílias serem família. Destacou que a identidade dele está enraizada na Paróquia assim como as palmeiras reais que trouxe de sua terra natal estão enraizadas ao redor da igreja da sede paroquial e em outros lugares. Que deve                                    estar vivendo sentimentos por deixar a Paróquia depois de tantos anos, mas também a alegria da missão cumprida. Agradeceu-lhe por tudo o que realizou; ressaltou o trabalho da secretária paroquial, Rejane Mores, há tanto tempo na função com ele; pediu a todos o cultivo de todas as vocações, mas especialmente sacerdotais e religiosas. Motivou a acolhida ao novo Pároco que assumirá a missão no dia 14 de janeiro, Pe. Edinaldo dos Santos Bruno, atualmente Vigário Paroquial em Campinas do Sul.

- Odete Ângela Ortigara Soccol, pelas pastorais e movimentos. Agradeceu o exemplo de fé, de evangelização, de oração, de devoção, perseverança e doação do Pe. Waldemar. Referiu-se também ao trabalho da secretária Rejane. Enalteceu as reaalizações dos que ajudaram a cuidar do patrimônio da Paróquia colaborando com o Pe. Waldemar que, junto com a dimensão espiritual, sempre esteve atento e foi inovador na parte material. Afirmou que não se poderia esquecer os momentos festivos, jantares, festas paroquiais, o cultivo das palmeiras das quais ressaltava o simbolismo da vitória.

- Prefeito Municipal, Claiton dos Santos Brum, acompanhado do Vice, Geovan André Sperotto. Dirigiu saudações a diversos participantes da celebração, observando que não escrevera nada e desejava expressar o que o coração sentia. Destacou que o trabalho do Pe. Waldemar deu e dará muitos frutos. Ressaltou que a palavra era gratidão, repetindo-a três vezes. Ele e o Vice lhe entregaram placa com os dizeres: A Administração Municipal presta homenagem ao Pároco da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus pelo compromisso e dedicação à comunidade viadutense. Você faz parte de nossa História.

- Roberto Cezar Piccoli, Vice Presidente do Legislativo Municipal, em nome do Presidente Vergílio Bicz, acompanhado de duas vereadoras. Entregaram-lhe placa com os dizeres: O Poder Legislativo do Município de Viadutos, com base no Decreto Legislativo nº 001/1999, tem a honra de conceder Homenagem de Honra ao Mérito ao Reverendíssimo Senhor Pe. Waldemar Zapelini pelos relevantes serviços prestados ao Município durante os 25 anos de Sacerdócio na Paróquia.

- Integrantes do Conselho Econômico da sede paroquial, Uma das quais elogiou as iniciativas para a preservação e atualização constantes do patrimônio da Paróquia.

- Onori Rodrigues Branco presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do município. Lembrou que quando o Pe. Waldemar chegou em Viadutos, ele liderava o grupo de jovens. A Associação dos Bombeiros sempre teve respaldo e força do Pároco que agora encerrava suas atividades na localidade.

- Nézio Paulo Hoszaruk, representante do CTG Fogo de Chão e Cavalarianos. Com o grupo presente, lhe entregou o boné usado por eles.

- Ministra Vera Belle. Cantou a música que ela compôs na celebração dos 40 anos de ordenação presbiteral do Pe. Waldemar, acompanhada do educador musical Diego Savegnago e do Coral Voz In Cantus.

- Casal Nico e Zélia Arnhold, de Aratiba, cantou a música “Valor de um amigo”.

- Alcindo Derengoski, trovador, sempre solicitado pelo Pe. Waldemar no final de missa na sua comunidade a louvar a Deus através da trova gauchesca. Entre outros versos, cantou: Quero agradecer a Deus por tudo o que o padre disse nos 25 anos que trabalhou na matriz.

- Educador musical Diego Savegnago. Eexecutou a música Amigos para sempre.

- Pe. Waldemar Zapelini. Muito emocionado, manifestou agradecimento o Bispo, aos padres, às lideranças da Paróquia. Recordou sua ordenação há 54 anos e algumas de suas atividades. A passagem da Congregação Missionários da Consolata para a Diocese de Erexim. Testemunhou gostar muito de estar em Viadutos. Considerou as manifestações que vem recebendo, especialmente as desta missa como expressão da valorização do Sacerdócio. Irá para Massaranduba, ficando na casa paterna com familiares e também na casa de praia que eles possuem em Barra Velha, SC.

Conclusão da celebração e jantar de confraternização

Após as diversas manifestações, Dom Adimir expressou votos de abençoado ano novo aos participantes. Motivou bênção especial ao Pe. Waldemar. Com as invocações próprias da festa da Sagrada Família, com os padres, abençoou a todos.

Grande número dos participantes da celebração dirigiram-se ao salão social da sede paroquial para o jantar de confraternização. (Texto redigido com roteiro da celebração, especialmente a parte das manifestações fornecido por Odete Ângela Origara Soccol e fotos das placas de Rejane, secretária paroquial)

 Dados biográficos do Pe. Waldemar

Pe. Valdemar nasceu no dia 04 de julho de 1941, em Blumenau, SC. Fez o antigo primário em Primeiro Braço do Norte, Massaranduba, SC. Depois, cursou o antigo ginásio, colegial, filosofia e teologia em escolas da Congregação dos Missionários da Consolata em Rio do Oeste, SC, São Manuel, SP, e na capital paulista.

Foi ordenado presbítero da Congregação Missões Consolata, em São Paulo, no dia 08 de dezembro de 1969, Por Dom Paulo Evaristo Arns. Foi incardinado na Diocese de Erexim em 14/12/1974 por Dom João Hoffmann.

Exerceu as seguintes funções:

- Procurador do Instituto Missões Consolata, em São Paulo, de 1968 a 1971;

- Vigário-paroquial de Independência, RS em 1972;

- Pároco da Paróquia Na. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim, RS, em 1973 e 1974;

- Pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama, RS, de 1975 a 1978;

- Administrador paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Viadutos, de 1976 a 1978 enquanto Pároco em Gaurama;

- Orientador dos seminaristas da filosofia e teologia de Erechim e Passo Fundo no Seminário Maior Imaculada Conceição de Viamão, de 1979 a 1981;

- Vigário-paroquial da Catedral São José, Erechim, de janeiro a junho de 1982;

- Pároco da Paróquia São Tiago de Aratiba, RS, de julho de 1982 a 1997;

- Administrador paroquial da Barra do Rio Azul, RS, de julho de 1982 a março de 1986;

- em 1998 trabalhou na Diocese de Joinville, SC;

- Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Viadutos de 1999 a 2023.

 

https://www.diocesedeerexim.org.br/noticia/pe-waldemar-zapelini-encerra-atividades-de-paroco-em-viadutos-40166?fbclid=IwAR2L5_AJyhzBPulUM__i4WDPOVJIeqnY7oKR138lmrM3GM_Ww8lfzJdkCH8



Todas imagens
  • Autor: Diocese de Erexim*
  • Imagens: Diocese de Erexim

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!