Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Paleta Atlântida movimenta economia do Litoral Norte

Data da Noticia 29/01/2024
O evento é realizado ao longo de três quilômetros da orla de Xangri-Lá, no Litoral Norte.

 

O governador Eduardo Leite participou, neste sábado (27/1), do Paleta Atlântida, em Xangri-Lá, no Litoral Norte. O evento, que chega à sua sétima edição, é considerado um dos principais do segmento de turismo gastronômico do Estado e reuniu centenas de assadores de carne ao longo de três quilômetros de orla. O governador disse que o evento é, além de uma celebração da culinária típica do Estado, uma oportunidade para a divulgação do Rio Grande do Sul como destino turístico.

Paleta Atlântica 2024 b

Leite degustou diferentes cortes de churrasco - Foto: Gustavo Mansur/Secom

 

“Temos muito orgulho do nosso churrasco. É o melhor, não tenho dúvida. E um evento como o Paleta Atlântida mostra a dimensão dessa tradição gaúcha, reunindo tantas pessoas nessa praia, com diversão e tranquilidade. É também uma oportunidade para divulgar as ações que estamos empreendendo na área do turismo. Nos últimos anos, colocamos muito fôlego em parcerias com os municípios, para qualificar as estruturas nessa área, e agora vamos investir bastante na promoção do Estado como destino turístico”, afirmou o governador. 

Leite visitou o estande da Secretaria de Turismo (Setur), provou diferentes cortes de churrasco e recebeu o carinho do público. As milhares de pessoas presentes no evento movimentaram a rede hoteleira e a economia local. Além do churrasco, a programação contou com atrações culturais e artísticas.

"O churrasco é uma das grandes tradições do povo gaúcho e símbolo da nossa cultura. Essa iniciativa contribui para reforçar o Rio Grande do Sul como destino turístico gastronômico, fomentando a economia do Estado”, afirmou o vice-governador Gabriel Souza.

A Setur aproveitou a atividade para reforçar que o churrasco é um patrimônio turístico. “O potencial turístico gerado pelo churrasco e a figura do gaúcho são fundamentais para a economia do nosso Estado. Além da cadeia agropecuária, os empregos gerados pelas empresas com atividades turísticas sustentam milhares de famílias do nosso Rio Grande", lembrou o secretário em exercício de Turismo, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

Um pouco da história

O que hoje é o Paleta Atlântida começou em 1° de janeiro de 2017 com um churrasco familiar, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira-mar. Em 2018, após a disputa se popularizar, surgiram os primeiros patrocinadores e o encontro foi crescendo. Nos anos seguintes vieram palcos, a competição cresceu e houve o primeiro campeão. Em 2019, surgiram mais apoiadores.

Em 2020, Fabrício Guazzelli Peruchin, atual secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, batizou o evento de Paleta Atlântida, em alusão ao festival de música Planeta Atlântida.

Edição: Secom



Todas imagens
  • Autor: Leonardo Maia/Ascom Setur
  • Imagens: Gustavo Mansur/Secom

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!