Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol Agora: Panorama Geral Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

IV Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares ocorre em agosto

Data da Noticia 27/07/2022

O IV Encontro de Mulheres Agricultoras Familiares promovido pelo Coletivo Regional de Mulheres e pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, ocorre no dia 19 de agosto, o CTG Galpão Campeiro de Erechim. O encontro ocorre a cada dois anos, não tendo ocorrido em 2021 devido a pandemia da Covid-19.

A luta das mulheres pelo direito a participar, em condições iguais aos homens, de espaços decisórios no âmbito político e social é uma conquista das mulheres. O mundo mudou, mas muitas das lutas do passado permanecem atuais e por isso a importância do fortalecimento do poder feminino em ambientes como os sindicatos. De acordo com a coordenadora do Coletivo Regional de Mulheres, Marialva Lunkes e com a coordenadora de Finanças do SUTRAF-AU, Juraci Zambon, o encontro contou com inúmeras ações dos coletivos municipais do sindicato, buscando unir e promover conhecimento e reconhecimento às mulheres do campo. “ O Coletivo de Mulheres busca mais que unir as mulheres agricultoras, mas dar voz a elas, sendo um lugar de escuta afetiva, de acolhimento e de promoção de reflexão sobre o papel da mulher e a sua importância de atuação na sociedade”, explicaram.

Para o coordenador geral do SUTRA-AU, Alcemir Bagnara, o Encontro é um momento de formação e de união das mulheres, já que reúne agricultoras de 21 municípios do Alto Uruguai.

Com o tema “EU SOU PORQUE NÓS SOMOS: Mulheres e sindicalismo na agricultura familiar”, o encontro contará com a palestra da militante do Movimento de Mulheres Camponesas, doutora em Desenvolvimento Regional, professora da Unochapecó, Sirlei Gasparetto. Conforme os organizadores a expectativa é que mais de mil mulheres agricultoras familiares participem do encontro que contará também com dinâmicas e almoço comunitário.   Serviço VI Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares Data: 19/08/2022 Horário: Recepção a partir das 8h30min Local: CTG Galpão Campeiro – Erechim/RS   Programação 8h30min – 9h30min - Recepção e Credenciamento 9h30min - Mística de abertura 9h45min – Discurso de lideranças 10h – Palestra com Sirlei Gasparetto 12h30min – Almoço comunitário  



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Com. SUTRAF- AU
  • Imagens: Reprodução

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!