Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Inflação oficial de julho atinge maior patamar para mês desde 2016, diz IBGE.

Data da Noticia 07/08/2020
Aumento dos preços da gasolina e da energia elétrica tiveram grande influência no resultado de julho.

A inflação oficial de julho atingiu o maior patamar para o mês desde 2016, segundo o IPCA, divulgado nesta sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador ficou em 0,36% em julho, frente a 0,26% em junho, puxado, principalmente, pela gasolina e pela energia elétrica. 

O gerente da pesquisa, Pedro Kislanovz, diz que gasolina continua revertendo o movimento que teve nos meses de abril e maio. "Já havia subido em junho e voltou a subir em julho. Além disso, houve uma queda menos intensa das passagens aéreas em comparação com maio e junho”, afirma. A energia elétrica apresentou contribuição importante para o mês já que houve reajuste nos preços em 13 das 16 regiões pesquisadas.

Na contramão, o maior impacto negativo veio do grupo de vestuário (-0,52%), que já havia apresentado queda nos meses de maio (-0,58%) e junho (-0,46%).

As roupas masculinas (-1,40%), femininas (-0,61%) e os calçados e acessórios (-0,31%) registraram recuo nos preços, enquanto as roupas infantis subiram 0,18%. Já as joias e bijuterias subiram 1,04% e acumulam alta de 7,61% no ano.

Em junho de 2019, a inflação ficou em 0,19%. A inflação acumula alta de 0,46% de janeiro a julho deste ano e de 2,31% nos últimos 12 meses. 



Todas imagens
  • Autor: Correio do Povo
  • Imagens: Ilustrativa

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!