Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

HOLÍSTICO VI

Data da Noticia 27/07/2015
Holístico nas Empresas e Religiões

Lembram no HOLÍSTICO I, no qual havia citado que o termo holístico está em muitos setores, como saúde, religião, empresas... Bem, quero nessa coluna pagar a dívida e comentar sobre isso.

Na medida em que os tempos estão mudando e “dando” uma nova dinâmica comercial e empresarial, faz-se necessário uma visão holística, pois se continuarem aliadas aos velhos tempos, muitas empresas estarão à mercê de um progresso autêntico.  É fato que muitos comércios e indústrias estão continuando nos padrões antigos, mas também é verdade que não estão num crescente. A visão holística possibilita um comportamento ampliado nas tendências e no nicho de mercado.

Agora quero me deter à visão holística nas Igrejas ou Religiões. Recentemente li um livro de dois pastores americanos mencionando que as igrejas precisam ter uma visão holística. Hoje temos muitas clínicas de Terapias Holísticas comandadas por religiosos católicos, nas quais tive a oportunidade de trabalhar em parceria e atender muitas pessoas.

Recentemente, li na apostila da Escola Dominical da Assembléia de Deus sobre “holos”, que vou transcrever. À mesma quero “tecer” elogios. “... holos, inteiro, completo, total.” que está na apostila “Os Dez Mandamentos”, Lição 1, capítulo IV, item 1. Tenho informações de que também pastores da Igreja Quadrangular praticam as terapias holísticas, em especial a iridologia.

Agora, vejam bem, quando se fala em terapia em certas igrejas, parece que estamos falando em demônios.  Muitas doenças são oriundas de problemas mentais, emocionais e, em resumo, psicossomáticas... As pessoas necessitam fazer terapia e com isso teriam uma cura mais rápida e não haveria necessidade de tomar tantos “remédios”. Interessante que mais adiante nas “Lições Bíblicas” – “Jesus, o Homem perfeito”. – a apostila dá uma definição de terapeuta, que é “curar e restaurar a saúde”.  Na lição 8 e na lição 9 fala nas doenças psicossomáticas dos crentes.

Então o que é lamentável? Lamentável é quando os próprios pastores têm uma visão limitada e lhe falta conhecimento. Conhecimento que está exposto nos próprios livros da igreja. Lamentável é ver tantas pessoas doentes dentro das igrejas, precisando fazer terapia, mas esperam um milagre de Deus sem tirar o peso do corpo da cadeira.

Para poucos ainda existe um preconceito, são os que sofrem desnecessariamente, porque não se esforçam em melhorar. São problemas psicossomáticos ou de ordem emocional, querendo melhorar com medicamentos que não curam esses sintomas ou a graça de Deus, que não pode fazer nada, já que a pessoa é doente e precisa de uma cura interior para melhorar o físico ou o mental. Não que não haja curas e milagres nas igrejas.  

A doença vem para uma cura interior, seja de mágoa, ressentimento ou trauma que requer da pessoa uma mudança interior, seja de pensamento, atitude, comportamento e até de linguagem.

Quero dizer também das escolas que adotam uma visão holística, por exemplo, a ASSAMI de Erechim, que tem como lema da instituição: “uma visão holística de educar”, o qual parabenizar.

De certa forma, quero pedir desculpas por ter sido um pouco enérgico. Mas as verdades muitas vezes têm que ser ditas.

Grande abraço.

 

      

  Sobre o autor: 

Vilson Fornazieri, formado em Terapia Holística pelo Instituto Ser de Brasília e Osho Center for Transformation - Osho Multiversity - Pune - Índia. Licenciado em Letras, compositor, escritor. Formado em Teologia Cristã Nível II

 



Todas imagens
  • Autor: Vilson Fornazieri
  • Imagens: internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!