Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Governo do RS propõe possibilidade de retomada das aulas a partir do dia 8

Data da Noticia 01/09/2020
Municípios, escolas e pais poderão decidir a melhor forma de se adequar às liberações do Governo do Estado sobre a retomada das aulas.

O Governo do Estado discute, nesta terça-feira, o cronograma da recuperação das aulas no Rio Grande do Sul. O calendário não prevê a retomada imediata de todas as atividades presenciais. No entanto, as datas significam a flexibilização das restrições estabelecidas para o setor. Os municípios, as escolas e os pais poderão decidir a melhor forma de se adequar às liberações.

A Educação Infantil seria a primeira a ter as restrições levantadas, a partir da próxima terça-feira (8). A segunda etapa, em 21 de setembro, marcaria o retorno de estudantes dos ensinos Médio e Superior. Na rede estadual, o Ensino Médio voltaria mais tarde, em 13 de outubro. Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental voltariam apenas no final de outubro, no dia 28. Já quem está nos anos iniciais, voltaria em 12 de novembro.

Diálogo com as prefeituras

A proposta foi articulada pelas Secretarias da Educação, da Saúde e de Articulação e Apoio aos Municípios, com a parceria do Comitê de Dados do Palácio Piratini. A sugestão está sendo apresentada às prefeituras gaúchas.

Em agosto, os prefeitos reclamaram do primeiro cronograma montado pelo Governo do Estado. Uma pesquisa da Famurs mostrou que 94% dos gestores eram contra o calendário do Executivo estadual. A retomada pelos alunos mais jovens gerou insatisfação entre os municípios. Os prefeitos também alertaram para os riscos de reabrir as escolas sem uma vacina contra a Covid-19. Professores das redes pública e privada também protestaram contra o retorno sem garantias de segurança diante da disseminação do novo coronavírus.

Calendário de flexibilização das aulas:

  • 8 de setembro: Ensino Infantil
  • 21 de setembro: Ensino Médio (geral)
  • 21 de setembro: Ensino Superior
  • 13 de outubro: Ensino Médio (rede estadual)
  • 28 de outubro: Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano)
  • 12 de novembro: Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano)


Todas imagens
  • Autor: Rádio Guaíba
  • Imagens: Rádio Guaíba

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!