Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática Agora: Fala Comunidade Com: Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Gaurama realiza Culto Ecumênico em homenagem aos 200 anos de imigração alemã no Rio Grande do Sul

Data da Noticia 12/03/2024

O Museu Municipal Irmã Celina Schardong, juntamente com o Grupo dos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, promoveu no último domingo (10/03) um culto ecumênico e homenagens aos colonizadores, unindo Católicos e Evangélicos Luteranos, num belo exemplo de comunhão pela fé.

O culto foi presidido pela Pastora Patrícia Hoffmann (IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), pelo Pastor Cezar Kaiser (IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil) e pelo Padre Jóssi Golembiewski (Igreja Católica). O evento, além de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, repetiu o ato realizado na década de 1960, quando da inauguração do Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Além disso, para a realização deste culto foi organizado um coro ecumênico com membros das três igrejas.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Leandro Márcio Puton, o Vice-Prefeito Gilmar José Saccomori, o Presidente do Legislativo Cassiano Gentil Toigo, Secretários Municipais, vereadores e a comunidade. Em seu pronunciamento, o Prefeito Leandro Márcio Puton salientou a importância de celebrar os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, e ressaltou o impacto significativo que os imigrantes alemães e a comunidade luterana tiveram no desenvolvimento do município de Gaurama, contribuindo não apenas para o crescimento econômico, mas também para moldar a identidade local através da sua herança cultural.

Após o culto, o Coral Municipal Vida e Canto realizou a apresentação da música “Edelweiss” e em seguida, foi realizado o ato solene de descerramento das placas comemorativas dos templos luteranos e da placa fixada diante da rua em que chegaram os primeiros imigrantes em Barro.



Todas imagens
  • Autor: Ascom Município de Gaurama
  • Imagens: Ascom Município de Gaurama

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!