Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Festa Di Bacco é aberta oficialmente em Erechim

Data da Noticia 25/01/2024
O lançamento ocorreu na propriedade da Família Ficks, na Linha Batistela, produtores de uva, autoridades e representantes das entidades parceiras participaram da atividade.

A Festa Di Bacco, tradicional Festa da Uva de Erechim, foi aberta oficialmente no fim da tarde de quarta-feira (24). O lançamento ocorreu na propriedade da Família Ficks, na Linha Batistela, produtores de uva, autoridades e representantes das entidades parceiras participaram da atividade.

O evento contou com a presença do coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara; com o coordenador do SUTRAF Erechim, Adilson Szady; com o coordenador geral da FETRAF/RS, Douglas Cenci; assim como o presidente da Comissão da Uva, Marino Slongo; e o presidente da Feira do Produtor, Eleandro Cantelle.  

Szady destacou que esse ano foi muito desafiador para os produtores de uva devido ao clima. “Precisamos de políticas públicas seja em nível municipal, estadual e federal com bons incentivos para o jovem permanecer no campo, porque hoje a fruticultura e a diversificação precisam de mão de obra, quase toda manual. Neste ano o pessoal perdeu boa parte da produção de frutas em função do clima”, pontuou.

O coordenador também salientou que devido às dificuldades está ocorrendo a redução de diversificação na região. “Outro o problema é a questão do seguro, quando o produtor tem três, quatro culturas e aciona elas, no próximo ano não consegue mais segurar porque é sete seguros em cinco anos, então para o agricultor que tem diversificação o seguro agrícola se tornou um problema. Diferente da produção de cereais que é em maior área como milho, trigo e soja. Então é uma preocupação muito grande e acaba desmotivando os agricultores a trabalhar na diversificação”, disse.

Dificuldades na produção

O presidente da Comissão da Uva, Marino Slongo, falou sobre as dificuldades na produção. “Já tivemos 150 hectares aqui em Erechim e hoje são 60 hectares. Neste ano tivemos parreirais que perderam toda a produção, outros que tiveram perdas menores e hoje praticamente não temos uva nem para os supermercados”, disse.

A fala de Slongo endossa o posicionamento de Szady que salienta que é preciso investimentos para que os jovens permaneçam na fruticultura. “Há pouco tempo a região do Alto Uruguai, especialmente Erechim, tinha 150 hectares de pomar, principalmente uva, e hoje não chega a 50 hectares, mais uns cinco anos não sabemos como estará. É uma dificuldade, precisamos de políticas públicas com subsídio para valorizar quem está produzindo alimentos na agricultura”, finalizou.

Autoridades

O evento contou também com a participação do vice-prefeito Flávio Tirello; do presidente da Câmara de Vereadores, vereador Jurandir Pezzenatto; do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski; do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese; do chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Adriano Szynkaruk; do presidente da Festa di Bacco e do grupo Avanti, Charles Oldoni; presidente do grupo Gillé, Claimir Tobaldini; e do presidente do grupo Stella Alpina, Darcy Teixeira de Souza.

Festa Di Bacco

A programação da Festa di Bacco 2024 acontece nos dias 27 e 28 de janeiro no Santuário de Fátima e nos dias 4 e 11 de fevereiro nas propriedades rurais com venda de uva e derivados, flores, produtos coloniais e de agroindústrias, apresentações culturais e jogos típicos.

A corte adulta da festa é composta pela rainha Sianny Paida, pelas princesas Jéssica Cechin e Lunara Falcão; e a Corte Infantil é composta pela rainha Sofia Oldoni e pelas princesas Eduarda Brustolon de Souza e Sofia Campanhol Thomas.

 



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação SUTRAF- AU
  • Imagens: Divulgação/SUTRAF- AU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!