Feriadão terá novos pardais em funcionamento nas estradas estaduais do RS
Equipamentos foram instalados nos mesmos lugares onde estavam antes do desligamento e começam a multar a partir desta sexta-feira (09).
Os novos pardais instalados nas rodovias estaduais começam a aplicar multas a partir desta sexta-feira (9). Mais de 90 faixas de tráfego, em 13 estradas, contam com o monitoramento dos controladores de velocidade – colocados nos mesmos lugares dos equipamentos desligados em julho de 2019.
Os antigos pardais foram removidos por causa do fim do contrato com as empresas que faziam a manutenção da malha. Neste ano, uma nova licitação foi lançada – e vencida pelas empresas Perkons e Fiscaltech, com o valor de R$ 5,8 milhões. O vínculo tem duração de 24 meses, podendo ser prorrogado por mais dois anos.
Foram implantadas, também, 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas. “O sistema emite um alerta sonoro quando é identificada alguma irregularidade. Dessa forma, os agentes podem abordar indivíduos suspeitos”, explica o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), Luciano Faustino.
Localização
Os pardais instalados pela Perkons estão:
- na ERS-030 (Osório – Tramandaí)
- ERS-040 (Viamão – Pinhal)
- ERS-122 (Portão – Caxias do Sul)
- ERS-239 (Novo Hamburgo – Rolante)
- ERS-240 (São Leopoldo – Montenegro)
- ERS-389 (Osório – Torres)
- RSC-453 (Venâncio Aires – Tainhas)
A empresa receberá R$ 3,9 milhões pela fiscalização eletrônica nas sete estradas e pelas 16 câmeras e 16 dispositivos leitores de placas implantados
Já a Fiscaltech terá acesso a R$ 1,9 milhão pelo monitoramento de 25 faixas de tráfego nas seguintes rodovias:
- ERS-135 (Passo Fundo – Erechim)
- ERS-324 (Passo Fundo – Nova Prata)
- ERS-342 (Ijuí – Cruz Alta)
- RSC-153 (Passo Fundo – Tio Hugo)
- RSC-287 (Montenegro – Santa Maria)
- ERS-122 (São Vendelino – Farroupilha)
Além disso, a empresa também é responsável por nove câmeras e nove leitores de placas.
A localização exata dos pardais, que são discretos, não é divulgada para preservar a segurança dos usuários. “O principal objetivo é educar os motoristas, fazendo com que eles reduzam a velocidade nos locais onde os estudos apontam maior risco de acidentes”, afirma o secretário de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella.
- Autor: Rádio Guaiba
- Imagens: DAER/Divulgação