Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Empresa usa capim para fabricar canudos biodegradáveis no Vietnã

Data da Noticia 25/04/2019

A indústria do plástico fatura mais de R$ 65 bilhões por ano, somente no Brasil. Em 2016, 6,13 milhões de toneladas do material sintético foram produzidas em terras tupiniquins.

Apesar do número monstruoso, inúmeras iniciativas e startups têm surgido por aqui em busca de reduzir ou eliminar completamente o uso do plástico em seus produtos ou atividades cotidianas, demonstrando que sim, é possível diminuirmos nossa dependência por esse material e reciclar boa parte do que utilizamos.

Conforme há uma maior conscientização à respeito dos efeitos danosos do plástico sobre o meio ambiente, legislações mais rigorosas e duras vêm sendo sancionadas nas grandes cidades, havendo uma tendência para o poder público melhor regulamentar seu uso à nível federal.

Enquanto isso, no Vietnã, sudeste asiático, a empresa Ống Hút Cỏ tem prosperado com a produção de canudinhos compostáveis, feitos a partir de um tipo de grama selvagem local, similar ao junco, que naturalmente vem no formato de tubo.

O empreendimento é liderado por Tran Minh Tien, um jovem empresário vietnamita que busca aproveitar um material abundante na região, o capim, que cresce naturalmente ao longo do Delta do Rio Mecom. De quebra, o produto ainda gera renda para milhares de mulheres artesãs que residem na província de Long An.

A produção do canudinho ecológico começa com a colheita às margens do rio. Após, eles são lavados e cortados em tubos do tamanho de um canudo convencional.

O próximo passo é a utilização de uma barra de ferro para limpar a parte interna dos canudinhos e finalmente lavá-los uma última vez. O produto final é comercializado em restaurantes e lanchonetes, em duas opções: seco ou verde. Na versão verde, ou ‘fresca’, o lote é vendido em pacotes com 100 canudos – todos eles colhidos e embrulhados em folhas de bananeira. Este tipo de canudo dura até duas semanas na geladeira, mas pode ter sua vida útil estendida se fervido em casa com um pouco de sal.

Já os canudinhos secos são deixados ao Sol para secar por 2 ou 3 dias no pós-lavagem. Depois disso, eles são assados no forno. Com isso, sua vida útil pode chegar a até seis meses, quando deixado em temperatura ambiente.

Secos ou frescos, os canudinhos são comestíveis, compostáveis, livres de produtos químicos e conservantes. Mais: naturalmente biodegradáveis, perfeitos para o nosso país, hoje o quarto maior produto de lixo plástico do planeta, lugar onde se recicla apenas 1,3% do total que é produzido.

Infelizmente, no momento os canudinhos são vendidos apenas no Vietnã, mas a empresa de Tran Minh já estuda a possibilidade de expandir seus negócios para outros países muito em breve.

 



Todas imagens
  • Autor: Razões Para Acreditar
  • Imagens: Razões Para Acreditar

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!