Emater/RS-Ascar oferece cursos de boas práticas agrícolas para agricultores da região de Erechim
Boas Práticas Agrícolas para a aplicação de herbicidas hormonais é o tema de cursos oferecidos pela Emater/RS-Ascar na região de Erechim. Realizados nos municípios de Charrua (12 e 13/06) e Três Arroios (13 e 14/06), os cursos contaram com a participação de cerca de 60 agricultores, também dos municípios de Floriano Peixoto, Gaurama e Sertão.
A ação faz parte do Projeto Inspeciona RS, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), cujo objetivo é atender à legislação atual, que trata de herbicidas hormonais e dos cultivos sensíveis a esses produtos, entre outros assuntos. “Nos cursos, busca-se qualificar o trabalho de aplicação dos defensivos agrícolas, com ênfase para os produtos hormonais”, destaca Fernanda Carla Tacca Angonese, gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, ao ressaltar que o propósito da atividade é reduzir os impactos ambientais, melhorar a utilização de recursos e diminuir os riscos para a saúde humana.
O Inspeciona RS é desenvolvido pela Emater/RS-Ascar desde 2019, em um primeiro momento, como piloto e, a partir de 2020, de forma definitiva. O Projeto funciona em duas etapas. A primeira é o treinamento de agricultores em cursos para a aplicação de defensivos. A segunda etapa consiste no treinamento e inspeção de pulverizadores agrícolas. Ambas capacitações são realizadas por extensionistas da Instituição, em parceria com empresas do setor.
* Regional de Erechim - Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues - Estagiário Ignácio Cordeiro.
- Autor: Ass. de Imprensa Emater/RS-Ascar*
- Imagens: Lirio Zarichta