Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Emater/RS-Ascar mostra que investir em fertilidade e conservação do solo e da água é um bom negócio

Data da Noticia 19/03/2024
Os resultados do manejo conservacionista, tanto para a qualidade do solo como para a produtividade das culturas, podem ser conferidos na parcela dos Solos no Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra.

Na parcela demonstrativa (com irrigação) são apresentadas as culturas econômicas, como milho e soja, e também cultivos sem objetivo de colheita, ou plantas de cobertura. Em uma trincheira aberta no local, o público visitante pode observar o comportamento do sistema radicular e como se desenvolvem as raízes dessas culturas, mediante diferentes tipos de manejos do solo – sendo eles o praticado em grande parte das propriedades rurais e o que segue os preceitos da agricultura conservacionista. Este último tem foco principalmente nas propriedades físicas e biológicas, que compreendem a implantação de culturas sobre solo bem estruturado, com aporte de massa seca adequada e com fertilidade corrigida ao longo do perfil do solo.

Para comprovar a eficiência do manejo conservacionista do solo existe uma segunda área no local onde é apresentado, em uma lavoura (sem irrigação), o desempenho produtivo da cultura do milho. “A implementação das práticas conservacionistas nesta área iniciou há três anos e a resposta em produtividade da cultura foi altamente positiva, o que comprova que investir em fertilidade e conservação de solo e água garante uma produção mais estável ao longo dos anos”, salienta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar Vagner Moro.

O extensionista explica ainda que o modelo diminui a vulnerabilidade dos agricultores diante de condições climáticas adversas. “Se não podemos interferir no clima, podemos diminuir os impactos das estiagens trabalhando o solo como um grande reservatório de água que pode atender parte das necessidades das plantas nos momentos críticos”, enfatiza Moro.

Nesta parcela o visitante poderá verificar ainda o funcionamento de um simulador portátil de erosão com três condições diferentes de coberturas de solo: descoberto, com palhada ou restos de culturas e outro com cobertura vegetal. “O visitante poderá observar os processos que ocorrem, o comportamento de infiltração de água no perfil do solo, o escorrimento superficial do solo e da água, e poderá correlacionar com o assoreamento dos rios, com o comportamento do lençol freático, com a disponibilidade de água para as plantas e com as perdas nas culturas ocasionadas por estresse hídrico e outros”, esclarece Moro.

Em uma área de 15.500m², a Emater/RS-Ascar apresenta 20 parcelas temáticas relacionadas à diversificação das atividades produtivas, geração de renda, qualidade de vida, cuidados com o meio ambiente e à permanência do jovem no campo. Até sexta-feira (22/03), serão apresentados os assuntos: Apicultura e Meliponicultura, Agroindústria Familiar, Artesanato Rural, Bovinocultura de Leite, Cozinha Show, Cooperativismo, Erva-mate, Ajardinamento e Floricultura, Fruticultura, Morango em substrato, Olericultura, Plantas Bioativas, Processamento de Carnes, Pecuária Familiar, Piscicultura, Saneamento Ambiental, Secagem e Armazenagem, Solos, Tecnologia da Aplicação e Turismo Rural.

 



Todas imagens
  • Autor: Ascom Emater na Expoagro Afubra 2024/Jor
  • Imagens: Jornalista Rejane Paludo

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!