Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Emater/RS-Ascar é referência para produtores da alfafa, a “rainha forrageira"

Data da Noticia 02/04/2024

No Brasil, o RS é o principal produtor da alfafa, introduzida no Estado através das colônias alemãs. Atualmente, a região das Missões é a maior produtora da alfafa, considerada a “rainha forrageira” por conta de seu potencial de produção, com rendimento de oito a nove cortes durante o ano. A alfafa é um produto da agricultura familiar e a Emater/RS-Ascar desempenha um importante papel nesse processo.

O engenheiro agrônomo, mestre em Zootecnia e atual gerente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, comenta que a Instituição participa da Rede de Pesquisa, Inovação e Extensão em Alfafa (Repie Alfafa), um grupo latino-americano que conta com a participação de algumas universidades e unidades da Embrapa, além de pesquisadores, extensionistas e agricultores do Brasil, Chile, Peru, México, Uruguai, Argentina e Venezuela. Brandoli ressalta que a Emater/RS-Ascar já prestou diversas assistências aos pesquisadores e agricultores do grupo, através de seminários e capacitações técnicas, e que é uma referência do assunto no Brasil.

Brandoli explica que a melhor época para o plantio é entre o final de abril e o início de maio, quando a planta não cresce tanto, mas desenvolve um melhor enraizamento, com rendimento maior durante o ano.

Através da Assistência Técnica, a Emater/RS-Ascar orienta a correção de solo na área em que se pretende plantar a alfafa, através do plantio de milho ou soja, pois a planta não tolera ervas daninhas. Após a germinação, é sugerido esperar 90 dias para fazer o primeiro corte, acima de oito a 10 cm da coroa da planta. “A cada corte, deve-se colocar uma adubação de potássio, que é absorvido do solo pela alfafa”, observa o extensionista.

Por possuir alto valor nutricional, o broto da alfafa é um forte aliado na alimentação humana. Segundo Brandoli, a alfafa é rica em proteínas e sais minerais, chegando a ser utilizada como base na composição de alguns suplementos alimentares. Além disso, a planta é muito utilizada como feno para o alimento de vacas leiteiras, pois estimula e induz o hormônio da lactogênese, levando a vaca a produzir mais leite.

Foto: Cleuza Brutti (engenheiro agrônomo João Schommer, em canteiro de alfafa na Expoagro Cotricampo 2024)



Todas imagens
  • Autor: Ascom Emater/RS-Ascar Jornalista Adriane
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!