Agora: Romance Com: Jacili Santos Agora: Romance Com: Jacili Santos

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Dois casos suspeitos de intoxicação por metanol são investigados no Rio Grande do Sul

Data da Noticia 06/10/2025
Estado está entre os 14 com notificações após consumo de bebida alcoólica adulterada; Ministério da Saúde já soma 195 casos no país, incluindo 13 mortes.

O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que o Brasil já contabiliza 195 notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica. Do total, 14 casos foram confirmados e outros 181 seguem em investigação. Entre os estados que notificaram suspeitas está o Rio Grande do Sul, com dois casos sob análise.

Os dados foram enviados até as 16h deste sábado ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

O estado de São Paulo lidera as notificações, com 162 casos — 14 confirmados e 148 ainda em apuração. Há ainda casos suspeitos em outros 13 estados: 11 em Pernambuco; 5 em Mato Grosso do Sul; 3 no Paraná; 2 na Bahia; 2 em Goiás; 2 no Rio Grande do Sul; 1 no Distrito Federal; 1 no Espírito Santo; 1 em Minas Gerais; 1 em Mato Grosso; 1 em Rondônia; 1 no Piauí; 1 no Rio de Janeiro; e 1 na Paraíba.

Das 195 notificações, 13 evoluíram para óbito, sendo um deles já confirmado em São Paulo. No fim da tarde de sábado, o governo paulista confirmou uma segunda morte por intoxicação por metanol. Os demais óbitos em investigação estão distribuídos em São Paulo (7), Pernambuco (3), Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1).

Diante da gravidade e do crescimento no número de casos, o Ministério da Saúde determinou na quarta-feira (1º) que todos os estados e municípios notifiquem imediatamente qualquer suspeita de intoxicação por metanol. A medida visa fortalecer a vigilância epidemiológica e permitir uma resposta mais ágil às ocorrências.



Todas imagens
  • Autor: Redação Au Online
  • Imagens: Imagem de StockSnap por Pixabay

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!