Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Divulgação: Audiência Pública FZ Biorrefinaria De Etanol

Data da Noticia 15/02/2024

A FZ Bioenergia, convida para Audiência Pública a ser realizada no Auditório Municipal de Viadutos, no dia 20.02.24 às 14h, aberto à toda comunidade local, regional e estadual interessada. Nesta ocasião a empresa FZ Bio irá apresentar o cronograma de atividades até a entrada em operação do empreendimento de fabricação de etanol, com a utilização das matérias primas amiláceas (trigo, triticale, cevada, centeio, sorgo-grão e milho). O público e privado - municipal e regional - devem se preparar com as ações de infraestrutura - hotéis, pousadas, alojamentos, alimentação, serviços ligados à usina, acessos, matérias primas, biomassa, dentre outras, já que em breve deverão estar iniciando as obras preliminares, as quais irão culminar logo adiante com aproximadamente 1.000 novos postos de trabalho, os quais irão demandar infraestrutura básica e fundamental.

Também estarão ocorrendo nesta data mais dois atos com a presença da FZ Bio, Administração Municipal, Investidores, empresas parceiras, lideranças e imprensa, sendo: 1 – Ato de lançamento da pedra fundamental, às 11h 40min, no terreno próprio, localizado na linha bonita, próximo à cidade de Viadutos; 2 - Inauguração do escritório, sede da FZ Bio, às 13h 30min, na avenida independência nº 132.

Na semana anterior a FZ Bio efetivou a aquisição do terreno próprio de 23,4 hectares, conforme contrato vigente. Também em meados do mês anterior (janeiro) foram concluídos todos os requisitos exigidos para a LP – Licenciamento Ambiental junto à FEPAM/RS. As próximas etapas integrantes das obras preliminares já estão sendo iniciadas, dentre elas: * o início do contrato com empresa dos EUA para o projeto conceitual e descritivo geral de tecnologia; * início do contrato com empresa catarinense integradora das engenharias; * encaminhamento do projeto de subestação de energia elétrica de 10 MWh junto à RGE; * início dos projetos de armazenagem das matérias primas, biomassa florestal e DDGs/farelos;

* início dos projetos viários de acesso asfáltico até o empreendimento, melhorias das rodovias nos entornos e melhorias nos acessos urbanos de Viadutos e Gaurama.

O empreendimento está projetado para estar concluído até o final de 2025, devendo processar 350.000 toneladas de cereais oriundos dos 32 municípios da AMAU e de mais 10 municípios da AMUNOR, totalizando cerca de 10.000 famílias de agricultores. Municípios estes que irão contribuir também com o fornecimento da biomassa (cavaco), sendo que cada município deverá incrementar cultivos de matérias primas, principalmente as de inverno, às quais terão mercado garantido e preço justo. Também poderão incrementar viveiros de mudas de eucaliptos com fomentos de novos plantios florestais e projetar fábricas locais de cavaco, incrementando sua economia e desenvolvimento local. Com as novas tecnologias existentes, a colheita florestal certamente será mecanizada. Além disso a FZ Bio, em mais uma contribuição social, irá priorizar contratações operacionais de jovens rurais de Viadutos e municípios do entorno, os quais cumprirão turnos de 12 horas na fábrica e 36 horas em casa, no sentido de manterem de pé as suas propriedades e viabilizarem a sucessão rural, tão necessária na agricultura atual e futura.

Na fase operacional projeta-se uma absorção de mão de obra de 150 colaboradores no processo produtivo e 450 nos serviços indiretos. A produção anual industrial será de 151 milhões de litros de etanol, 100 mil toneladas de DDGs/farelos, 5,4 mil toneladas de óleo dos respectivos cereais, 25.000 MWh de energia excedente, 28.000 toneladas de CO2 e 147.000 TON Ceq Crédito de Carbono. São seis produtos gerados de forte impacto econômico, incremento de PIB e desenvolvimento. Além disso, de grande importância ambiental já que o etanol, biocombustível considerado limpo, é também uma das principais matérias primas para a geração do tão disputado “hidrogênio verde” em todo o planeta.

 

Valdir Pedro Zonin - Sócio/Administrador FZBio 54.99609.1136

Todas imagens
  • Autor: FZ Bioenergia - Valdir Pedro Zonin
  • Imagens: FZ Bioenergia

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!