Agora: Só Bandas Com: Felipe Kaplan Agora: Só Bandas Com: Felipe Kaplan

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Direção do SUTRAF-AU se reúne para debater caminhos da agricultura familiar, fome e produção de alimentos

Data da Noticia 25/08/2023

Na quinta-feira (24), o Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), promoveu uma Plenária Estatutária com o intuito de abordar temas relacionados à agricultura familiar, fome e produção de alimentos. O evento reuniu representantes de todas as sedes municipais da região e aconteceu na cidade de Erechim.

A agricultura familiar, considerada uma peça fundamental na produção de alimentos saudáveis, enfrenta uma série de desafios no cenário atual. Com o objetivo de buscar soluções e estratégias para a promoção da produção sustentável e da segurança alimentar, a Plenária debateu pautas cruciais para o setor.

Segundo o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, o evento contou com a participação de aproximadamente 50 representantes das sedes municipais. São lideranças em suas comunidades e que dedicam suas vidas à produção de alimentos saudáveis.

  Os participantes discutiram as condições atuais da agricultura familiar, pois a conjuntura é fundamental para compreender os contextos nos quais as estratégias futuras devem ser implementadas. As discussões em grupo permitiram a troca de ideias e experiências, enriquecendo a compreensão coletiva do assunto.

Como resultado, a Plenária definiu ações concretas a serem implementadas nos próximos doze meses. Diversas propostas foram apresentadas, destacando-se a importância da formação de agricultores, especialmente focada em mulheres, jovens e novos líderes. Além disso, será priorizado o trabalho de base, incluindo visitas às famílias da região.  

O evento contou com a presença do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Amarildo Cenci, e do coordenador geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf-RS), Douglas Cenci. “A troca de ideias e a formulação de estratégias sólidas visam fortalecer a agricultura familiar, promover a produção de alimentos saudáveis e enfrentar os desafios prementes na área. As ações delineadas durante o evento se concentrarão na implementação de práticas sustentáveis, formação de agricultores e na construção de redes colaborativas para garantir um futuro mais promissor para a agricultura familiar na região”, finalizou Alcemir Bagnara. 



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação SUTRAF-AU Jéss
  • Imagens: Divulgação/Jéssica França

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!