Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Defesa Civil do Estado capacita municípios da AMAU

Data da Noticia 26/10/2023

Os efeitos climáticos severos (chuvas excessivas e estiagem prolongadas) são cada vez mais frequentes. E estes fenômenos desafia constantemente os gestores públicos, com recursos e equipes qualificadas.

Diante desta nova realidade, a AMAU e a Defesa Civil do Estado, organizaram importante evento nesta quinta-feira, 26, para orientar os municípios de como proceder e os caminhos que precisam ser percorridos para poderem captar recursos, em casos climáticos adversos.

A reunião de trabalho, que reuniu municípios da AMAU e de outras regiões, foi realizado na URI Erechim e ministrado pelo Major Darci Bugs Junior, que é coordenador ajuntado da CREPDEC 02 (Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil).

O público presente ao evento foi constituído por prefeitos, jurídicos e servidores municipais, através de membros da Defesa Civil dos municípios. Estava presente o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; os dois vice-presidentes da AMAU, Geverson Zimmermann (prefeito de Estação) e Valdemar Cibulski (prefeito de Itatiba do Sul); Gilberto Luiz Hendges, prefeito de Aratiba; e Milto Vendruscolo, prefeito de Severiano de Almeida.

O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, afirmou que cada vez mais os municípios precisam estar preparados para as questões climáticas e que este tipo de evento traz segurança para tomar as decisões corretas e poder acessar recursos: “uma reunião técnica e extremamente importante, principalmente para os municípios menores, onde os servidores precisam se desdobrar para atender as demandas. As orientações recebidas, serão de extrema valia para o nosso dia a dia. Para se ter uma ideia, da relevância desse encontro, de 32 municípios da AMAU, 25 decretaram situação de emergência”.

Ao longo da manhã, foram tratados vários assuntos, que elucidou dúvidas aos presentes e que a partir de agora, irão fortalecer as redes municipais da Defesa Civil. Os temas abordados foram:

- Como estruturar a Defesa Civil Municipal;

- Cuidados com a parte legislativa (criação da Lei Municipal de Defesa Civil, das portarias de criação da Coordenadoria e do Conselho);

- Como registrar um decreto de situação de emergência;

- Como encaminhar pedidos de recursos estaduais e federais;

- Como executar a prestação de contas dos recursos;

- Como realizar Planos de Contingência e Levantamento Áreas de Risco;

- Como montar abrigos em situações de calamidade, entre outros.



Todas imagens
  • Autor: Assessoria de Comunicação AMAU
  • Imagens: Assessoria de Comunicação AMAU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!