Agora: Comunidade Chimarreando Com: Agora: Comunidade Chimarreando Com:

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

DANDO ASAS À IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS NA EMEI VIADUTOS

Data da Noticia 30/06/2021

Em um momento de conversa com as crianças da pré-escola B, despertou-se o interesse por investigar o mundo dos pássaros, partindo de uma atividade que explorava os elementos da natureza. A professora regente Luciana Girardi, deu inicio ao trabalho com um poema “ O Pássaro Azul”. Em um segundo momento foi explorado a individualidade dos pássaros: cantos, ninhos, cores, habitat, alimentação, entre outros.

Em virtude da estação do ano outono e inverno e a falta de alimento para os pássaros, a professora juntamente com as crianças colocaram no pátio da escola, um comedouro para auxiliar na alimentação dos pássaros que visitam a escola, ouvindo os sons e explorando as espécies. As famílias foram convidadas a confeccionar um comedouro em suas casas.

Em seguida as crianças visualizaram as imagem de pássaros e foram desafiadas a reproduzir com modelagem (massa de modelar) o que mais lhe chamava atenção.

No decorrer do processo, a professora solicitou que as crianças observassem os pássaros que tinham ao redor de suas casas, com esse registro as turmas fizeram a investigação das espécies na internet. Após as crianças fizeram um desenho de observação utilizando tinta guache. Nesta investigação também foram escolhidas algumas palavras, para instigar a escrita simbólica em um quadro das preferências das crianças em torno deste tema.

Em uma hora do conto “ MIL PÁSSAROS PELOS CÉUS” da autora Ruth Rocha, foi solicitado que as crianças que tivessem pássaros em casa, os trouxessem para escola, foi refletido sobre os pássaros de gaiola e os que vivem livres na natureza, em seguida as crianças reproduziram os mesmos em desenhos. As outras turmas da escola também formam comtempladas com a atividade, as crianças do berçário ficaram encantadas com os pássaros.

Após as investigações, um dos pássaros que mais chamou a atenção das turmas foi o João de barro, por causa da sua casa de barro, a professora trouxe uma casa de João de barro para que as crianças pudessem observar com mais detalhes e reproduzir a mesma com argila. Em seguida confeccionaram um livro, com a narrativa e ilustrações feitas pelas crianças.

Outra espécie investigada pelas turmas foi “BEM- TE –VI”, são visto com frequência em nosso município, primeiramente com uma contação de história, após foram exploradas as curiosidades sobre o mesmo. Utilizando os personagens da história a professora explorou sequência e alguns conceitos matemáticos.

Este lindo projeto terá continuidade com uma investigação com binóculos na natureza, a professora fará um passeio, instigando as crianças a falar sobre árvores frutíferas e outras curiosidades, falando sobre as árvores que dão frutos é possível fazer um projeto sobre alimentação saudável e seus benefícios para nossa saúde. E assim vamos valorizando as curiosidades e interesses das crianças no planejamento das atividades da pré-escola B.

Texto e fotos: Professoras Luciana Girardi e Vanessa Maria Sacomori



Todas imagens
  • Autor: Ass. de Imprensa de Viadutos
  • Imagens: Ass. de Imprensa de Viadutos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!