Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Curso de Medicina da URI realiza a 1ª Pré-Jornada Médica Internacional

Data da Noticia 15/02/2024
Evento integra-se às homenagens em comemoração ao Hospital Israelita Leonardo Cohen, de Quatro Irmãos Hospital, hoje, sedia o Memorial da Imigração Judaica daquela comunidade

Ciência e Cultura (Re-Unindo Gerações) é o tema da 1ª Pré-Jornada Médica Internacional a ser realizada em 13 de março, pelo Curso de Medicina da URI.

O evento integra-se às homenagens que estão sendo organizadas em comemoração ao Hospital Israelita Leonardo Cohen, implantado na colônia de Quatro Irmãos, e que esteve ativo entre as décadas de 30 e 60 do século passado. Foi o primeiro hospital israelita do Brasil e, atualmente, constitui o Memorial da Imigração Judaica da comunidade de Quatro Irmãos.

No intuito de integrar a história da saúde da região à formação acadêmica, a programação da 1ª Pré-Jornada prevê, no turno da manhã, atendimentos clínicos no ambulatório de medicina da URI, Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) e Hospital de Caridade, seguidos de rounds de debates envolvendo as áreas de Pneumologia, Pediatria. Saúde da Mulher, Oftalmologia, Endocrinologia, Intensivismo, Ortopedia, Oncologia e Nefrologia. Para esta atividade, professores da Medicina da URI e médicos que integram a Comissão Científica da Jornada Médica Internacional, estarão atuando juntos.

No turno da tarde, no Salão de Atos da Universidade, serão apresentados casos clínicos sob o formato de roda de conversa, também envolvendo estudantes, professores e médicos convidados. Estarão presentes Flávia Meyer, Valdemar Bliacheriene, Fábio Lavinsky, Mauro Soibelman, Sérgio Zylberstejn, Miriam Seligman Menezes, Lenara Golbert e David Saitovitch. 

À noite, neste mesmo local, os estudantes serão acolhidos com a Aula Magna, a ser proferida pelo Dr. Josué Bacaltchuk, com o tema “Singularidade e o Futuro da Prática Médica”. O Dr. Josué é médico formado pela UFRGS, especialista em Psiquiatria e mestre em Saúde Mental, ambas pela Université Paris – Descartes e doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo. 

O momento cultural contará com a presença do Coro da URI Erechim, regido pelo Maestro Márcio Buzatto; o Grupo Folclórico Polonês de Erechim – JUPEM e o Grupo Knaidel – Música Klezmer. Esse momento científico-cultural terá início às 18h, no Salão de Atos do Prédio 6 da URI, sendo aberto à comunidade e, em especial, aos palestrantes da 1ª Jornada Médica Internacional – Leonardo Cohen e seus familiares.

Uma exposição sobre o Hospital Israelita Leonardo Cohen: Saúde na Colônia de Quatro Irmãos está sendo organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão da URI: Patrimônio Histórico Material e Imaterial em Saúde (PAHMIS); bem como uma exposição artística com fotografias de Beto Hackmann, as quais podem ser visitadas a partir das 18h do dia 13 de março, no Salão de Atos da URI. A exposição fica aberta ao público até o dia 16 de março.

Ainda, no Espaço Cultura Viva da URI, em frente à universidade,  será possível rever as Princesas Israelitas da Frinape em seus Trajes de Festa, usados no período entre 1982 a 2022. Essa exposição ficará aberta ao público entre 13 à 20 de março, nos seguintes horários: 9h às 11h e das 16h às 20h.



Todas imagens
  • Autor: Ass. URI
  • Imagens: Setor de Comunicação e Eventos

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!