Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

ATUALIZAÇÃO CORSAN DAS CONDIÇÕES DE ABASTECIMENTO – 11h30

Data da Noticia 06/05/2024

Conforme boletim do Centro de Operações Integradas (COI), emitido 11h30 desta segunda-feira (6), na região atendida pela Corsan no Estado são 766 mil imóveis desabastecidos em 48 municípios. A Companhia mantém alerta de situação crítica de desabastecimento na região Metropolitana. São 481 mil imóveis sem água, em 7 cidades. Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Esteio e Sapucaia do Sul estão 100% desabastecidas, com as estruturas operacionais comprometidas devido aos alagamentos. Viamão tem 97% dos imóveis sem água e Gravataí 50%. Guaíba e Eldorado do Sul estão isolados, no entanto com o fornecimento normalizado após a instalação de dois geradores na Estação de Tratamento de Guaíba. 

 

Para atenuar os efeitos do desabastecimento à população dessas cidades, 49 caminhões pipa atendem hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas. Mais 70 veículos com caixas d’água de 1000 litros estão percorrendo os municípios e instalados 50 reservatórios em pontos estratégicos dessas cidades. 

 

A empresa reforça que o racionamento persiste e pede à população que faça uso responsável da água que está sendo fornecida emergencialmente, priorizando as necessidades básicas. Não há previsão para a retomada dos serviços nessas cidades porque as estruturas estão alagadas. Após a baixa do nível dos rios, serão avaliados os danos e então reparados os equipamentos. A Companhia segue trabalhando intensiva e ininterruptamente com reforço das frentes de trabalho na tentativa de atenuar as consequências do desastre climático às estruturas de abastecimento. 

 

Em Lajeado, a operação na captação de água está sendo retomada, com previsão de que o abastecimento seja retomado, de forma gradual, já nesta segunda. Na região Nordeste são 149 mil imóveis desabastecidos. Além de Lajeado, ainda são afetados Antônio Prado, Arrio do Meio, Bento Gonçalves, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Canela, Capela Santa, Crizeiro do Sul, Nova Prata, Encantado, Estrela, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Guaporé, Marques de Souza, Montenegro, Nova Bréscia, Nova Petrópolis, Putinga, Roca Sales, São Sebastião do Caí e Taquari. 

 

Na região Central são 90 mil imóveis em 10 municípios, sendo Agudo, Formigueiro, Nova Palma, Rio Pardo, Silveira Martins e Lagoa Bonita do Sul. Já no Sinos, o desabastecimento ainda impacta 17 mil imóveis em Nova Santa Rita, Triunfo e General Câmara. 

Para intensificar os esforços, o Grupo Aegea está trazendo técnicos em eletromecânica de outras unidades do país para auxiliar no reparo dos equipamentos danificados pelas cheias.

 

USO RESPONSÁVEL - A Corsan está restabelecendo, aos poucos, o abastecimento de água em alguns municípios. A prioridade, até que o serviço seja restabelecido plenamente, é a utilização em serviços de emergência como hospitais e abrigos, além do uso pessoal consciente para higiene e culinária. Não desperdice a água disponível em serviços de limpeza de ruas e edificações. Em cenário de volume reduzido de água potável disponível - devido a problemas críticos diversos na captação, tratamento e distribuição da água - é determinante contar com consumidores conscientes para garantir que haja disponibilidade de água para todos, já que a retomada será lenta e gradual, quando acontecer. Enquanto os prejuízos ainda estão sendo contabilizados, equipamentos reparados e substituídos para voltar a fornecer água de qualidade à plena operação, o racionamento continua.



Todas imagens
  • Autor: ASCOM Corsan-Aegea
  • Imagens: ASCOM Corsan-Aegea

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!