Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

AMAU recebe testes de antígeno para reforçar as ações contra covid-19

Data da Noticia 14/04/2021

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU realizou a aquisição de testes de antígeno - os chamados 'testes rápido' - para serem distribuídos, a partir desta quarta-feira, 14, a todos os município-alvo de monitoramento.

O colegiado vem monitorando os 34 municípios da R16, através da Plataforma Regional de Monitoramento, que permite realizar várias avaliações e a tomada de decisões, a partir do levantamento dos indicadores, atualizados três vezes por semana.

Fundo de Reserva Regional

A compra foi viabilizada graças à constituição do Fundo de Reserva Regional de combate ao Coronavírus, mediante o repasse financeiro das comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. Os valores, que foram depositados em contas específicas, possibilitaram a realização de um rol de ações como aquisição de testes rápidos, insumos, equipamentos de proteção individual, termômetros, repasse aos hospitais com alas covid, material informativo e a realização de companhas de sensibilização e conscientização da população.

Agora, face ao novo cenário, foram adquiridos Testes Imunonocromatográfico Covid-19 Ag, com o propósito de agilizar o diagnóstico e, a partir da confirmação, adotar os protocolos recomendados, para evitar a disseminação do vírus.

A compra segue a mesma metodologia de trabalho das aquisições anteriores, sendo repassados integralmente para os municípios da região e no sentido que a ação seja articulada, integrada e regionalizada, com respostas mais efetivas. 

Reforço na prevenção e enfrentamento

Conforme o presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Polis, os indicadores regionais apontam sinais de desaceleração da curva epidemiológica de casos ativos, mas é preciso manter e reforçar as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia, e os testes adquiridos são fundamentais para isso.

O membro do Comitê de Atenção ao Coronavírus da AMAU, Jackson Arpini, observa que os testes são mais um aliado dos serviços de saúde na elucidação diagnóstica, considerando que a região tem utilizado vários testes como rápidos, RT-PCR, antígeno e convênios com laboratórios.

Saiba mais

O teste rápido covid-19 antígeno deve ser realizado até o 7º dia do início dos sintomas da doença, preferencialmente até o 5º dia, desde que suas restrições sejam conhecidas e os resultados interpretados corretamente por um médico.



Todas imagens
  • Autor: Salus Loch/Assessoria AMAU
  • Imagens: Ass. de Imp. AMAU

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!