Amau presente na instalação da Cátedra na UFFS Erechim
Presidente da Amau parabenizou a universidade em possibilitar mais um espaço de pesquisa para ir ao encontro das necessidades da região e da população.
O presidente da Amau e prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton participou nesta tarde da instalação da Cátedra na UFFS – Campus de Erechim. Instituída pela UNESCO, através de um consórcio com a cidade de Lisboa – Portugal a parceira possibilita uma série de estudos e pesquisa nas mais diferentes áreas regionais.
Segundo Leandro, a Amau se sente honrada em debater a educação e ser notada para participar dos grandes debates da região. “Entendo que a construção para uma sociedade melhor passa pela educação, mas passa também pela transformação dos agentes públicos da sociedade, políticas públicas, gestores, pelo compromisso com os projetos que são implementados no município, estado e país. Os 32 municípios do Alto Uruguai sabem das suas particularidades e precisamos encontrar um viés de unificação de pensamento para que se possa primeiramente trabalhar dentro do município o despertar. Despertar que o desenvolvimento econômico é importante mas que se não houver o equilíbrio com o desenvolvimento social, com o investimento nas pessoas, nós não vamos conseguir evoluir.
O presidente da Amau parabenizou a UFFS em possibilitar mais um espaço de pesquisa para ir ao encontro das necessidades da região e da população, dizendo que os municípios da Amau estão de portas abertas. “A transformação da sociedade começa pelas pessoas e o campo de debate e assuntos a serem intensificados é grande, passando pelo meio ambiente, qualidade de vida, saúde preventiva, valorização dos profissionais e do estado enquanto agente transformador”, sublinhou.
A Cátedra UNESCO Unitwin “A cidade que educa e transforma” busca aprimorar a compreensão, reflexão e ação nos ambientes urbanos, envolvendo governos locais, instituições e organizações. Seu foco inclui processos participativos para promover o bem-estar coletivo e individual, combater a violência física e simbólica, e promover a diversidade e sustentabilidade.
- Autor: AMAU
- Imagens: Divulgação/ AMAU