Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol Agora: Comunidade Chimarreando Com: Rosana Dallagnol

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Álcool em gel altera o resultado do bafômetro?

Data da Noticia 07/03/2020
PRF desmente boato que circula na Internet

O Ministério da Saúde confirmou nesta-sexta-feira, 06, o nono caso de coronavírus no Brasil. 636 suspeitas ainda estão sob investigação. Segundo especialistas a transmissão da doença acontece pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas. Por isso, hábitos de higiene como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel são as principais formas de prevenção. Só que tem circulado pelas redes sociais que o álcool gel pode alterar o teste do bafômetros. A Polícia Rodoviária Federal revela que a informação é apenas boato.

De acordo com a PRF o processo de fiscalização de alcoolemia realizado pelo órgão de segurança tem o objetivo de retirar das rodovias aqueles condutores que estão dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas.

A PRF utiliza dois tipos de equipamentos:

– Os etilômetros passivos são utilizados para a triagem, pois detectam o álcool presente no ambiente (ar) independentemente da ação do condutor. – Os etilômetros ativos, utilizados para comprovar o estado do condutor, dependem da ação da pessoa fiscalizada através do sopro, pois esses equipamentos, extremamente precisos, medem a quantidade de álcool presente no ar que está dentro dos pulmões.

Conforme o PRF, Mateus de Paula, vale lembrar que os aparelhos usados pela PRF são aferidos pelo INMETRO e que nós não utilizamos bafômetros descartáveis do tipo bolsa de ar. “Então, se você utiliza álcool gel para limpar suas mãos ou higienizar partes do seu veículo, fique tranquilo, pois isso não irá ser detectado durante a fiscalização como se você estivesse embriagado. Compartilhe essa informação e ajude a construir um trânsito mais seguro para todos”, declara o policial.



Todas imagens
  • Autor: Cristiane Rhoden/Agência PRF
  • Imagens: EBC

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!