Programação Automática Programação Automática

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

Governador Recebe Projeto de Lei do Pró-Etanol/RS.

Data da Noticia 08/11/2019

No final da manhã de ontem, 07, o GT - Grupo de Trabalho Pró-Etanol/RS e a Frente Parlamentar Gaúcha do Etanol, entregaram ao Governador no Palácio Piratini, a minuta do projeto de lei que cria a política de estado de incentivos à produção de etanol.

Participaram do ato Secretários de Estado, o presidente da Frente Parlamentar do Etanol Deputado Elton Weber, o Deputado Pararico Back e lideranças representantes das 08 regiões credenciadas no estado com projetos de biorrefinarias em andamento, sendo: Camaquã, Campo Novo, Viadutos, Palmeira das Missões, Carazinho, Porto Xavier, Santiago e Cruz Alta. Pelo Alto Uruguai participaram o Coordenador do Pró-Etanol/RS Engº Agrº Valdir Zonin, o prefeito de Viadutos Claiton Brum, o Secretário de Agricultura de Viadutos Zezinho Olkoski, o Empresário da ACCIE/Erechim Claudionor Mores e o Diretor da empresa de tecnologia AMPLA/Getúlio Vargas Jorge Bertuol.

Tendo em vista a importância desta política estadual, onde atualmente importamos 99,7% dos 1,5 bilhões de litros de etanol/ano, esperamos agilidade nessa tramitação até a aprovação da lei. Lei esta que sendo aprovada, reduzirá praticamente em 50% o percentual de ICMS cobrado às futuras indústrias produtoras de etanol. Também irá dar as garantias necessárias ao programa nos temas da política de produção de sementes e mudas amiláceas (triticale, trigo, sorgo, arroz-ag, batatas, etc.), insumos florestais energéticos, aquisição de etanol e coprodutos (farelos, CO2, energia elétrica e outros), agilização ambiental, política estadual de incentivos creditícios, dentre outras.

A Biorrefinaria de Etanol Viadutos, com capacidade inicial projetada em 150 milhões de l/ano, irá beneficiar os 32 municípios da Amau, bem como 10 municípios da Amunor que estão juntos nesse projeto. Estes deverão produzir e transportar as matérias primas necessárias para a produção do etanol. Também poderão desenvolver outras indústrias e serviços derivados como: fábricas de cavaco energético, fábricas de desidratação das batatas, viveiros florestais, viveiros de mudas de batata-doce, dentre outras. Este projeto contempla também um importante íten da lei que está sendo criada, que é a descentralização do desenvolvimento, estimulando a permanência da mão-de-obra no entorno dos pequenos municípios. Por sinal, esse é o principal gargalo da nossa região, que continua há décadas exportando força de trabalho jovem para outras regiões e estados. Se conseguirmos a permanência dos jovens em seus municípios, certamente todo o Alto Uruguai se beneficiará, inclusive Erechim, nosso principal centro comercial e industrial. 



Todas imagens
  • Autor: Engº Agrº Valdir Pedro Zonin - Coordenad
  • Imagens: Divulgação

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!