Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm Agora: Show da Tarde Com: Laura Bohm

Central de Recados

Envie-nos seu recado ou peça sua música aqui!
Seu nome deve conter apenas letras!

EDITORIAL

Data da Noticia 20/03/2019

Rádios comunitárias e suas entidades mantenedoras são regidas pela Lei Federal n° 9.618/1998, portarias e regulamentações posteriores à aprovação da lei.

A referida lei federal impõe limites em relação à potência, formas de sustentação, entre outras, que precisam ser respeitadas e compreendidas, tanto por parte das associações de rádios comunitárias quanto por seus apoiadores culturais e ouvintes.

A atualização e reformulação desta lei é necessária e uma luta constante das rádios e suas entidades representativas, tanto que atualmente trava-se uma batalha desigual no Congresso Nacional, com o objetivo de flexibilizar e alterar vários pontos que dificultam a vida das mais de 4.500 rádios comunitárias do Brasil e das mais de 450 rádios comunitárias do Rio Grande do Sul. São cinco projetos que tramitam nas duas casas e, se aprovados, poderão dar melhores condições para a sobrevivência das emissoras e a democratização das comunicações.

Desde a fundação da Associação Cultural Comunitária Viadutense, em 22 de dezembro de 2007, e da primeira transmissão ao vivo, em 28 de maio de 2013, o trabalho é pautado pela ética, cumprimento da legislação e respeito aos apoiadores culturais e especialmente aos ouvintes, que são a razão de ser tanto da associação como da emissora de rádio.

Além disso, a pluralidade, diversidade, imparcialidade e independência são marcas registradas, tanto que hoje seus ouvintes são cativos e fiéis nas ondas de frequência modulada (restrita por imposição de lei a 25w) e nas redes sociais, através dos canais: Site, Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube, com muitos seguidores de todas as regiões do Brasil e do mundo, já que as redes têm alcance mundial.

Tudo isso é comprovado, não por dados empíricos ou sem credibilidade, mas pela importância e relevância dos serviços prestados ao longo destes quase seis anos no ar. Então vejamos: no site, repaginado em março de 2015, já foram mais de três milhões e seiscentos e cinquenta mil acessos, ao longo deste período de quatro anos. No Facebook, canal onde a rádio faz costumeiramente transmissão ao vivo e suas informações são atualizadas diariamente, hoje são mais de 6.400 seguidores. Nas plataformas do Instagram e YouTube, pouco exploradas pela rádio, também há muitos seguidores; além de inúmeros contatos no WhatsApp com mensagens diárias.

Podemos afirmar que é inegável e incontestável a credibilidade e importância da Rádio Comunidade FM, como veículo de comunicação e porta voz da comunidade viadutense. Os números e o respeito conquistado são provas da relevância dos serviços prestados para o município de Viadutos, a população e apoiadores culturais. Pode-se afirmar sem arrogância ou prepotência que a Comunidade FM é a voz de Viadutos.

Todos os recursos para sustentar a emissora provém de seus apoiadores culturais. Já em virtude da escassez e limitação de recursos, os investimentos e melhorias são bancados pelos associados, que entendem a importância que os avanços tecnológicos tem para a melhoria na qualidade dos serviços.

Estamos adequados na forma da lei para prestar serviço aos nossos apoiadores culturais, comunidade e também para os entes públicos locais, tanto o poder executivo como o legislativo, na forma de convênio, hoje respaldos por leis e pareceres favoráveis neste sentido.

Nunca nos furtamos ou negamos em atender quando fomos convidados e chamados para tal. Estamos e estaremos sempre à disposição para dialogar e construir elos sólidos que possam levar e elevar o nome de Viadutos aos mais diferentes rincões, pois este é um desejo manifesto por nossa comunidade.

 

Viadutos-RS, 20 de março de 2019.

Assinatura Edison dois

 

 

Edison Roberto Demarco – Diretor Geral

Associação Cultural Comunitária Viadutense

Comunidade FM 105.9 de Viadutos



Todas imagens
  • Autor: Comunidade FM
  • Imagens: Divulgação/Internet

Todo o conteúdo desta coluna é de total responsabilidade de seu autor(a)/publicador(a)!